Tempo
|
A+ / A-

“Falhanço do Estado” nos incêndios em discussão no Parlamento

18 out, 2017 - 07:19

Debate quinzenal acontece um dia depois de os democratas-cristãos terem anunciado que vão apresentar uma moção de censura ao Governo em resultado dos fogos.

A+ / A-

A nova vaga de incêndios do fim-de-semana, que provocou pelo menos 41 mortos, será um dos temas do debate quinzenal com o primeiro-ministro, na Assembleia da República.

“O falhanço do Estado” foi o tema escolhido pelo PSD, enquanto o PCP irá questionar o chefe do executivo socialista sobre “a prevenção e a resposta aos problemas dos fogos florestais” e o PEV confrontará António Costa com "questões relacionadas com o drama dos fogos florestais".

O PS, que abrirá o debate, indicou como tema as "questões sociais e económicas", o BE optou pelas "políticas sociais, economia e relações internacionais" e o CDS-PP pelas "políticas de soberania, sociais e económicas".

O debate quinzenal acontece um dia depois de os democratas-cristãos terem anunciado que vão apresentar uma moção de censura ao Governo em resultado dos incêndios e devido à falha em "cumprir a função mais básica do Estado: proteger as pessoas".

Na terça-feira, numa declaração ao país, o Presidente da República falou dos fogos, advertindo que usará todos os seus poderes contra a fragilidade do Estado que considerou existir face aos incêndios que mataram mais de 100 pessoas desde Junho e defendeu que se justifica um pedido de desculpa.

A partir da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda essencial o Parlamento clarificar o seu apoio ao Governo, face à moção de censura do CDS-PP, para "se evitar um equívoco" ou "reforçar o mandato para as reformas inadiáveis".

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu também que se houver margens orçamentais, deve ser dada "prioridade à floresta e à prevenção dos fogos, considerando que esta "é a última oportunidade" para se agir nesta matéria.

As centenas de incêndios que deflagraram, no domingo, no Norte e Centro de Portugal, o pior dia de fogos do ano, segundo as autoridades, provocaram pelo menos 41 mortos e 71 feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no Verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

Ao debate quinzenal, seguir-se-á o debate com António Costa preparatório do Conselho Europeu de quinta e sexta-feira, em Bruxelas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Mendes
    19 out, 2017 Sintra 00:38
    Mete pena estes políticos; PS, PSD e CDS foram os 3 partidos que estiveram sempre a governar, uns mais do que outros. Os responsáveis desta tragédia são todos, PSD E CDS e PS. Para quê atirar agora pedras ao PS, deviam ter vergonha. Em vez das pedras ajudarem a resolver isto de uma vez. O PSD/CDS não esquecem como o PS está no governo, mas está legitimo, por muito que lhes custe.
  • Joaquim Antunes
    18 out, 2017 Lisboa 14:37
    No governo anterior houve demissões, listas ou relatórios quando pessoas morreram por legionela , nos incêndios da Serra do Caramulo onde morreram bombeiros, não tudo foi esquecido, nada foi feito. Mas os mesmos ( CDS - PSD ) aliados ao Presidente da Republica vêm agora pedir demissões e mandar moções de censura, que grande hipocrisia e falta de memoria.
  • Abreu
    18 out, 2017 Guimaraes 14:16
    Fico triste por ver tantos incêndios, mais triste ainda por ver gente a morrer e saber que a justiça Portuguesa nâo funciona. Deitar a culpa ao governo não custa nada, e porque não deitar a culpa a todos os políticos que estiveram no poder desde a revolução de abril de 1994. Será que tiveram capacidade de planificar as florestas como devia ser?. A esses políticos que lá estiveram e agora só criticam, pergunto quais são os vossos interesses?.
  • Filipe
    18 out, 2017 évora 12:09
    Depois chegam à votação da censura e voltam a dar palmadinhas nas costas do Costa ... ( é sempre mais do mesmo ) , conversa !
  • as consequencias
    18 out, 2017 lx 11:50
    dos que queriam menos Estado e desinvestiram em tudo o que era publico, porque confundem despesa com investimento, que havia de empobrecer o país e colocar públicos contra privados, velhos contra novos e pensionistas contra activos, enfim, dividir para reinar, estão à vista! Ou será que esses que estiveram no poder durante 5 anos não foram Estado? Não brinquem com a inteligência daqueles que a têm!
  • caro antonio
    18 out, 2017 Pt 11:43
    A segurança rodoviária não é uma função do Estado?...O Estado não tem também de preservar por ela? Os condutores infringem, mas nos incêndios as populações também, mesmo avisadas, não fazem o que devem e algumas saiem desordenadamente das suas casas, fugindo mais em direcção à morte, do que se nelas ficassem! Com isto não pretendo afirmar que o Estado não tem responsabilidades e que errou, mas já erra há dezenas de anos! Pense bem, veja bem a complexidade das questões e não olhe tanto para o espelho que vê a sua própria figura!
  • antonio
    18 out, 2017 lisboa 10:45
    Quem mistura acidentes de viação e mortos em incêndios por o Estado falhar...é doido varrido!
  • Luis
    18 out, 2017 Lisboa 10:25
    Enquanto os governos governarem para os interesses e quem manda é quem grita mais alto, controla a comunicação social e tem poder de reivindicação através dos sindicatos, vamos ter mais incêndios e pessoas a morrer por falta de assistência médica. Mas isso não interessa. O que interessa é satisfazer o lobby eleitoral que faz ganhar eleições. Comparar pessoas que morrem por acidente de automóvel ( excesso de velocidade, alcool, conduzir sem carta...) com pessoas que são queimadas vidas porque não há carros de bombeiros nem GNR para cortar estradas... enfim ....
  • maria
    18 out, 2017 lx 10:18
    Escreva aqui o seu comentário... os assassinos estão na direita, mais a vigília vergonhosa de PPs onde aparece uma a dizer que o Santana tinha ido para a rua por menos. o Santana não passa de um incompetente. reconheci muitos do pp. e a cristas pediu desculpa dos suicídios que causaram, pessoas que morreram a fome em hospitais na troika porque cortaram o dinheiro. o portas não olha a meios para recuperar o governo, a raiva dele dá para 100 e é pouco. fogos atirados perto das casas tem muito que se lhe diga.
  • JOCAS
    18 out, 2017 SETUBAL 10:15
    OS SRS DO CDS DEVEM ESTAR A PENSAR QUE APESAR DE TAMBEM JÁ LÁ TEREM ESTADO NO GOVERNO E DE NADA TEREM FEITO EM FUNÇÃO DE DIMINUIR OS INCENDIOS FLORESTAIS QUE VÃO FAZER CAIR O GOVERNO E ASSIM TENTAREM LÁ VOLTAR.... POIS DEVE SER.... SRA DEPUTADA ASSUNÇÃO CRISTAS!!!! COM O MEU VOTO NÃO VOLTAM LÁ NÃO. ESQUECEM SE QUE EM 2014-2015 O GOVERNO ANTERIOR (E QUE ESTAVAM LÁ) HOUVE INCLUSIVÉ BOMBEIROS A FALECER! OS INCENDIOS FORAM DOS PIORES ANOS. HÁ QUE LOUVAR O TRABALHO DOS BOMBEIROS, E ACIMA DE TUDO EM VEZ DE ATIRAREM COM FACAS, ESPADAS, BOMBAS, ETC, DEVEM SIM, SRS DEMOCRATAS-CRSTÃOS, AJUDAR A CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR NO QUE CONCERNA A TODA ESTA SITUAÇÃO E EVITAR A TODO O CUSTO QUE VOLTE A ACONTECER. COLABOREM SRS DEPUTADOS, É PARA ISSO QUE EXISTE O PARLAMENTO. A SRA MINISTRA HOJE DEMETIU-SE, AGORA É COLOCAR ALGUÉM QUE SAIBA O QUE FAZ, QUE CONHEÇA O TERRENO DAS FLORESTAS BEM E TODA A INFRAESTRUTURA QUE ESTÁ POR DETRÁS DESTA PARA QUE NÃO VOLTE A ACONTECER TRAGÉDIAS IGUAIS. O POVO AGRADECE.

Destaques V+