Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Família de pastores perdeu a casa e vive num contentor junto à estrada

17 out, 2017 - 21:37 • Liliana Carona

Animais são o único sustento, mas se passarem mais noites na rua podem morrer de frio, teme o casal.

A+ / A-

Veja também:


Uma família de pastores em Vinhó, concelho de Gouveia, está a viver num contentor à beira da estrada, depois da casa e o curral dos animais ter sido consumido pelas chamas de domingo (dia 15). Pedem ajuda, porque dizem que “as cabras, o único sustento, não podem passar outra noite ao frio”.

Fernanda Pimenta, de 53 anos, e Abel Pimenta, de 54, têm uma filha de 12 anos e agora vivem os três num contentor.

“Esta é a minha casa, porque a nossa casa ardeu e não temos onde ficar. Não sei como vou viver. Ardeu a quinta, ardeu tudo”, descreve Fernanda entre lágrimas.

O casal não sabe como vai continuar a viver numa casa improvisada. “Sem luz nem água, nem quarto de banho, porque isto é uma caixa térmica que arranjámos no ano passado para refrescar o leite, mas não tendo para onde ir, e depois de nos terem oferecido roupa e colchão...”, conta à Renascença sobre a solução encontrada perante a destruição que o fogo causou.

A família de Vinhó já pediu ajuda à autarquia de Gouveia. Recebeu alimentação para o rebanho, mas é preciso outro tipo de apoio mais urgente. “Precisava de um telheiro para as cabras, que não podem apanhar chuva, senão morrem de frio”, desabafa, olhando para as 80 cabras, que são o único sustento da família.

No domingo, deflagraram 523 incêndios no Norte e Centro de Portugal, que consumiram mais de 80 mil hectares e deixaram um rasto de destruição. Foi considerado pelas autoridades o pior dia de fogos do ano. Morreram 41 pessoas e 71 ficaram feridas.

No Verão, nos incêndios que começaram em Pedrógão Grande, morreram 64 pessoas e mais de 250 ficaram feridas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Raquel Teixeira
    15 nov, 2017 Gaia 00:24
    É lamentável o comentário que a sra dona Maria fez. Em primeiro lugar antes de falar vá ao terreno ver e comprovar o que é a realidade daquela família e depois faça os seus comentários. A parte que ardeu da casa não era nenhum sótão era o 1andar da casa onde a família pimenta tinha os seus quartos e onde dormia. A casa em pedra contígua à que ardeu que a senhora fala não tem as mínimas condições para de habitar senão estariam nela habitar. O carro que a senhora fala apenas lhe faltava a bateria para poder rolar. E se andava ou não, a si não lhe diz respeito. Ardeu sem que tivessem culpa portanto alguém tem de se responsabilizar. A senhora está muito durida. Parece que lhe está a fugir algum dinheiro do seu bolso. Tenha vergonha, aqui ninguém se quer aproveitar da desgraça. Mas se acha que aquela família está muito bem, troque a sua casa pela deles, pode ser que sinta mais confortável a viver numa casa sem telhado, sem janelas, sem água nem luz e a chover em cima da sua cabeça.
  • Maria
    26 out, 2017 Gouveia 20:26
    Informo que o pastor Pimenta da vossa notícia. Teve apenas parte da casa (sótão) da casa ardida. Tem uma casa de pedra acoplada onde já dormiam completamente intacta. Tem automóvel ardido mas já era obsoleto. Por isso importa o cuidado com os falsos verdadeiros lesados. Importa o cuidado do aproveitamento por via das redes sociais para se obter bens que nunca se perderam, nem nunca existiram. Sinto muito perceber que na desgraça há quem a aproveite em seu prazer. Mentindo e impulgando a realidade para dela tirar outros proveitos. Se vivem no contentor é por lhes dará mais jeito... para mais informações contactar a Câmara Municipal de gouveia
  • Constança
    20 out, 2017 Gouveia 19:27
    A rapariga é minha colega ... fico mt triste por saber que isto pode ter acontecido a muitas mais pessoas ...
  • Sara Clara
    20 out, 2017 Sacavém - Loures 16:56
    Como contactar esta família ou autoridades competentes que lhes façam chegar ajuda? Estes voluntários estão disponíveis para ajudar! Muito obrigada por nos fazer chegar o apelo. Bem hajam! https://www.facebook.com/voluntariospedrogao/?fref=gs
  • ana
    20 out, 2017 coimbra 16:48
    boa tarde, alguma forma de ajudar estas pessoas directamente com nib? srs jornalistas, ficaram com esse informação? cumps
  • FIlipe
    18 out, 2017 évora 00:37
    Os milhões perdidos de donativos dispersos para Incêndios , estes não lhes mete a mão o Ministério Público ! Prefere redigir milhares de páginas através de Pesca de Arrasto , pois no fim ainda fica a questão que nem o Papa quer saber : " Como vivi o homem se recebe 10 e gasta 100 " . O Português quando vê alguém próximo bem vestido , começa logo a fazer contas de cabeça ... ganhas x e gastou xx ? Então anda na droga ! Depois , no fundo da questão vem a realidade : Centenas de mortes que podiam ser evitadas nos incêndios , queda de árvores que matam dezenas podiam ser evitadas e por fim , milhares de mortes de idosos por ano por golpe de calor que podiam ser evitado . Não é porque assim interessa , tal como os incêndios interessam arder até mais não ou até a chuva os apagar ! Tenham um pouco de vergonha na cara este governo ou outro qualquer que deixe arder e matar mais gente em Portugal inocente ! Mas por fim , milhares de acidentes com outras centenas de mortes em acidentes de viação , por falta de comparência das autoridades policiais nos locais de risco , apenas comparecem os cozinheiros , aqueles que se sentam a tratar de papeis e os músicos , junto da Assembleia para pedir aumentos , senão derrubam tudo ! Força Jerónimo e Catarina Martins , mostrem aso CDS que quem manda em Portugal não é um tipo eleito em 2ª escolha e vão todos sentarem-se com o Rio e façam uma coligação para para reformar Portugal desde a Constituição da República até às leis a mais sem proveito algum.
  • juzze do vale
    18 out, 2017 Porto 00:27
    Pois a culpa é do Costa obviamente...o alvo é ele! ...e onde está o Municipio..as suas assistentes sociais...sim as madames,,,,? A Santa Casa da Misericordia? sim aquela que só acolhe quem tem património..
  • vguerr
    17 out, 2017 Lisboa 23:50
    Epá daqueles milhões todos que as pessoas deram para os incêndios e cujas vítimas ainda não viram tusto porque é que NÃO RESOLVEM JÁ ESTE CASO URGENTE? Será que o ministério público e a judiciária além dos eventuais homicídios por negligência que a meu ver existem não deveria investigar também onde pára o dinheiro dos donativos feitos pelos Portugueses para as vítimas dos incêndios e que continuam a sofrer as consequências de mãos vazias!!!!!!!?

Destaques V+