Tempo
|
A+ / A-

PSD deverá votar a favor da moção de censura do CDS

17 out, 2017 - 17:47

Sociais-democratas não apresentarão moção de censura própria.

A+ / A-

Veja também:


O deputado do PSD Matos Correia afirmou esta terça-feira que "não será surpresa" os sociais-democratas acompanharem a moção de censura ao Governo apresentada pelo CDS-PP, remetendo uma decisão final para a reunião extraordinária da bancada, a realizar na quarta-feira.

A bancada do PSD vai ter na quarta-feira uma reunião extraordinária, marcada para as 11h00, antes do debate quinzenal com o primeiro-ministro, agendado para as 15h00.

"Não será surpresa para ninguém que o PSD não esteja disponível para dar qualquer tipo de apoio ou manifestar qualquer tipo de boa vontade relativamente à actuação de um Governo cuja actuação tem sido marcada pela violação básica das suas responsabilidades fundamentais", declarou o também vice-presidente da Assembleia da República, nos passos perdidos do Parlamento.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, anunciara antes a apresentação de uma moção de censura ao Governo devido ao que diz ser a falha em "cumprir a função mais básica do Estado: proteger as pessoas", adiantando que o texto será entregue na quarta-feira "ou depois".

Para Matos Correia, o executivo do PS tem tido um "comportamento" que "se tem traduzido no falhanço absoluto das suas funções", demonstrando "passividade e incompetência", as quais levaram "a estas tragédias ou ajudou a que ocorressem".

"Se é verdade que a decisão será tomada amanhã [quarta-feira], julgo que das palavras que acabei de proferir está de alguma forma antecipada a orientação que o grupo parlamentar irá adoptar", continuou.

Questionado sobre uma eventual moção de censura autónoma por parte dos sociais-democratas, o deputado do PSD justificou a sua ausência porque, "em política, há várias formas de reagir a inacções e incompetências do Governo", tendo o seu partido "diferentes meios" ao dispor para contrariar a acção política do executivo, através de outras iniciativas.

"Cada partido tem a sua maneira de agir e a sua história e tradição. Não é tradição do PSD apresentar moções de censura aos governos e continuamos a ser fiéis a essa tradição porque a consideramos a mais correcta", acrescentou.

O regimento da Assembleia da República estipula que uma moção de censura ao executivo seja obrigatoriamente debatida no terceiro dia útil após a entrega formal no parlamento.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 41 mortos e 71 feridos, 55 dos quais ligeiros e 16 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas. Uma pessoa está ainda desaparecida.

O Governo decretou três dias de luto nacional, entre hoje e quinta-feira.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, em Junho, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    21 out, 2017 Lisboa 11:15
    Falam os que despediram 3000 Bombeiros e fizeram do fogo um negócio, quando entregaram os apoios de combate a fogos a privados, que quanto mais fogos houver, mais ganham. Que bela ocasião perderam para ficarem calados!
  • Jorge Diogo
    17 out, 2017 Funchal 21:11
    É que se a PAF lá estivesse isto tinha corrido melhor, querem ver. Vão gozar com a prima.
  • JULIO
    17 out, 2017 vila verde 20:53
    Então um governo que se demitiu de todas as responsablidades ou seja não governou não cumandou não terà que ser chamado a responsablidades,? Os geringonços estão a ficar prigosos para a democracia
  • xico
    17 out, 2017 lixa 20:06
    "se".....o psd e o cds estivessem no poder.....não haveria incêndios,o país estaria melhor,com menos jovens (tinham emigrado) com menos doentes,(muitos já teriam morrido),os empresários estariam melhor,os ricos estariam mais ricos,gastava-se menos (mais cortes,mais impostos etc....).Em vez de continuarem a criticar tudo e todos,porque não se juntam para contribuir para a melhoria de Portugal e melhores condições para o povo? Há.....esqueci-me que a vossa politica não é esta.
  • 17 out, 2017 palmela 18:55
    No caso de pedrogao grande marques mendes chegou a dizer que depois das eleicoes autarquicas a oposicao se iria calar! Ardeu tudo de novo e agora marques mendes ?
  • Carlos
    17 out, 2017 Lx 17:57
    Ao que chegou esta amostra de partido. Agora é o Táxi do CDS.

Destaques V+