Tempo
|
A+ / A-

Bispo de Viseu não acredita em "causas naturais" na origem dos fogos

17 out, 2017 - 16:25 • Liliana Carona

"Há intenção deliberada de destruir e isto não é compatível com os valores humanos", diz D. Ilídio Leandro.

A+ / A-

O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, diz que não acredita que a sucessão de fogos resulte de causas naturais e pede soluções com urgência.

“Não é acreditável que sejam fenómenos naturais”, diz o bispo da de Viseu, sublinhando que o fogo deixou uma vasta região encoberta de uma extensa nuvem de fumo, causada por incêndios em vários pontos do distrito da Guarda, Viseu e Coimbra.

"Tantos fogos a tanta distância ao mesmo tempo?", questiona D. Ilídio Leandro, que partilha a sua experiência: "Eu passei, na madrugada de segunda-feira, no IP3 e havia pequenos focos de incêndio entre Penacova e Viseu. Não é acreditável que tudo isto sejam fenómenos naturais, nem muito menos distracções ou negligências."

"Há intenção deliberada de destruir e isto não é compatível com os valores humanos. Creio que todos nós, responsáveis, devemos estar alertas e vigilantes para que estas situações não aconteçam", reforça o bispo.

D. Ilídio entende que pensar para o próximo verão exige “que se faça muito mais", porque "o Governo não pode, simplesmente, prometer aquilo que pode ser uma transformação ecológica nas próximas décadas".

"Precisamos de uma solução urgente, não podemos esperar mais, temos que ter soluções para hoje e para amanhã, a começar já pelo próximo Verão, e é preciso que sejamos todos vigilantes, activos para que isto não volte a acontecer”, alerta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Teresa
    17 out, 2017 17:23
    E já agora prender os criminosos durante 20 ou 30 anos não é demais. Mas primeiro queimar-lhes as mãos e os pés para não esquecerem o que não podem fazer

Destaques V+