Tempo
|
A+ / A-

Papa canoniza padre português martirizado no Brasil

15 out, 2017 - 09:36 • Ecclesia

O padre Ambrósio Francisco Ferro integra grupo de mártires assassinados durante perseguições anticatólicas, às mãos das tropas holandesas.

A+ / A-
Papa canoniza padre português martirizado no Brasil
Papa canoniza padre português martirizado no Brasil

O Papa Francisco preside este domingo a uma cerimónia de canonizações na qual vai proclamar como santo o sacerdote português Ambrósio Francisco Ferro, morto no Brasil a 3 de Outubro de 1645 durante perseguições anticatólicas, por tropas holandesas.

O santo faz parte do grupo dos chamados “protomártires do Brasil”, que foram mortos no actual território da Arquidiocese de Natal, então sob jurisdição portuguesa.

Centenas de pessoas desta região partiram para Roma, acompanhando as várias celebrações que precedem a canonização dos primeiros santos mártires do Brasil, acompanhados pelo arcebispo de Natal, D. Jaime Vieira Rocha.

O padre Ambrósio Francisco Ferro era vigário do Rio Grande; sabe-se que outro dos mártires, António Vilela Cid, natural de Castela, era casado com uma irmã do futuro santo, Inês Duarte, açoriana.

A 16 de Julho de 1645, o padre André de Soveral e outros fiéis foram mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares, quando celebravam a Missa dominical.

A 3 de Outubro de 1645, houve o "massacre de Uruaçu" no qual o padre Ambrósio Francisco Ferro foi torturado e assassinado.

“Feitos prisioneiros, juntamente com o seu pároco, o padre Ambrósio Francisco Ferro, e levados para perto de Uruaçu, onde os esperavam soldados holandeses e cerca de duzentos índios, cheios de aversão contra os católicos. Os fiéis e o seu pároco foram horrivelmente torturados e deixados morrer entre bárbaras mutilações”, informa a nota biográfica oficial divulgada pelo Vaticano.

O texto sublinha que, “do numeroso grupo de fiéis assassinados”, apenas se conseguiram identificar “com certeza” 30 pessoas: padre André de Soveral e Domingos Carvalho, mortos em Cunhaú; padre Ambrósio Francisco Ferro; Mateus Moreira; António Vilela, o jovem, e sua filha; José do Porto; Francisco de Bastos; Diogo Pereira; João Lostão Navarro; António Vilela Cid; Estêvão Machado de Miranda e duas filhas; Vicente de Souza Pereira; Francisco Mendes Pereira; João da Silveira; Simão Correia; António Baracho; João Martins e sete companheiros; Manuel Rodrigues Moura e sua esposa; e uma filha de Francisco Dias, o jovem, mortos em Uruaçu.

Estes fiéis católicos foram beatificados por João Paulo II, no Vaticano, a 5 de Março de 2000, que os apresentou como “as primícias do trabalho missionário, os protomártires do Brasil”.

No local do massacre foi erguido o “Monumento dos Mártires”.

A Santa Sé recorda que a evangelização no Rio Grande do Norte (Brasil) foi iniciada em 1597 por missionários jesuítas e sacerdotes diocesanos, originários de Portugal.

Nas décadas seguintes, a chegada dos holandeses, protestantes calvinistas, provocou “a restrição da liberdade de culto para os católicos”, contexto em que se verifica o martírio dos futuros santos.

Além dos mártires do Brasil, vão ser canonizados três jovens mártires mexicanos (Cristóforo, António e João), mortos entre 1527 e 1529; o padre espanhol Faustino Míguez (1831-1925), que se destacou na educação dos mais desfavorecidos; e o religioso capuchinho Angelo de Acri (1669-1739), italiano, um confessor conhecido pelo seu apostolado itinerante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+