Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Ophelia”. Sete das nove ilhas dos Açores em alerta vermelho

13 out, 2017 - 19:15

Furacão continua a avançar e a aproximar-se do arquipélago dos Açores onde pode chegar no sábado.

A+ / A-

Sete das nove ilhas do arquipélago dos Açores vão estar em alerta vermelho entre as 12h00 e a meia-noite de sábado devido a forte precipitação, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o grupo Oriental (que inclui as ilhas de São Miguel e Santa Maria) estará em alerta vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 18h00 e as 23h59 (hora local, mais uma no continente).

Já o grupo Central (que engloba a Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) vai estar em alerta vermelho entre o meio-dia e as 18h00 de sábado.

Estes alertas devem-se a precipitação forte esperada devido à passagem do furacão “Ophelia”, de categoria 2, que às 9h00 locais estava a 995 quilómetros a sudoeste dos Açores, deslocando-se em direcção ao arquipélago.

Ainda de acordo com o IPMA, o grupo Ocidental, constituído pelas ilhas das Flores e Corvo, estará em alerta amarelo quanto a precipitação e trovoada entre as 17h00 e as 23h59 de hoje (hora local).

Entre a meia-noite e o meio-dia de sábado, o grupo central está em alerta laranja quanto a precipitação (que se espera forte), e entre a meia-noite e as 18h00 estará em alerta amarelo quanto a trovoada.

As ilhas de São Miguel e Santa Maria estarão em alerta laranja em termos de precipitação, o terceiro mais grave numa escala de quatro, entre o meio-dia e as 18h00 de sábado, sendo esperada chuva forte.

O mesmo alerta foi emitido quanto ao vento, sendo que o IPMA espera "vento médio superior a 65 quilómetros/hora e rajadas até 100 quilómetros/hora para São Miguel, e superiores a 100 quilómetros/hora em Santa Maria, na direção de sul a rodar para norte".

Estas velocidades de vento são esperadas entre o meio-dia de sábado e as 6h00 de domingo.

Quanto a agitação marítima e trovoada, o grupo Oriental estará em alerta amarelo (o segundo mais grave numa escala de quatro) entre o meio-dia de sábado e as 6h00 de domingo.

Reforçadas medidas de prevenção

O Governo dos Açores anuncia que estarão em prontidão em São Miguel e Santa Maria 340 elementos dos serviços florestais, ambiente e obras públicas e haverá um reforço das comunicações de emergência para a passagem do furacão “Ophelia”.

"Para uma primeira intervenção, em caso de necessidade, estarão em nível de prontidão nas duas ilhas cerca de 340 elementos ligados aos serviços florestais, de ambiente e das obras públicas, assim como cerca de duas dezenas de máquinas retroescavadoras, giratórias e de rasto, entre outras", refere uma nota de imprensa do executivo regional.

Segundo a mesma nota, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, reuniu-se com secretários regionais "para fazer o ponto de situação da actividade dos vários departamentos públicos, no âmbito das medidas preventivas" para aquelas duas ilhas do grupo oriental do arquipélago face à possibilidade de passagem do furacão.

"Nesse sentido, nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria, ficarão de prevenção os serviços das áreas da Proteção Civil, saúde, obras públicas, florestais e ambiente, sendo também reposicionados meios e equipamentos nas zonas consideradas mais críticas na ilha de São Miguel", informa o Governo Regional, adiantando que Vasco Cordeiro já esteve em contacto telefónico com o presidente da Câmara de Vila do Porto, Carlos Rodrigues, município único de Santa Maria.

A empresa Portos dos Açores colocou também "as chefias de prevenção nos cais, marinas e em outras infraestruturas, e está a implementar várias medidas, como o reforço das amarrações, a remoção ou desmontagem de equipamentos e contentores e a proteção provisória das obras em curso", acrescenta o Governo Regional.

De acordo com a nota, duas equipas das corporações de bombeiros de Ponta Delgada e da Ribeira Grande e operacionais do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, num total de 13 elementos, vão reforçar o efetivo em Santa Maria.

Já no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, em São Miguel, ficará a base de comando avançado da Proteção Civil, que incluirá um reforço das comunicações de emergência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+