O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
A+ / A-

Chuva regressa segunda-feira. Furacão “abre a porta” para mudança no tempo

13 out, 2017 - 09:31

O fim-de-semana vai ser marcado por temperaturas acima dos 30 graus na generalidade do território, mas a chuva regressa no início da semana.
A+ / A-

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas acima dos 30 graus na generalidade do território, mas na segunda-feira a chuva regressa devido à passagem do furacão “Ophelia”.

“A partir de segunda-feira parece que vai haver uma mudança no estado do tempo, mas até lá vamos continuar, na generalidade do território, com temperaturas acima do normal para a época, com máximas acima dos 30 graus”, disse à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo Maria João Frada, para hoje está prevista, no litoral a norte do Cabo Raso, uma descida da temperatura devido a uma massa de ar que tem um trajeto marítimo e que dá origem a mais humidade.

“Amanhã [sábado] vai haver uma subida da temperatura, ficando as máximas acima dos 30 graus na generalidade do território e no domingo vamos ter uma subida das mínimas, que em alguns locais poderão dar origem a noites tropicais”, destacou.

Na segunda-feira, de acordo com a meteorologista, vai haver uma mudança no estado do tempo, com chuva e descida das temperaturas em parte devido ao furacão “Ophelia” que neste momento está no Atlântico, longe do continente e que no sábado vai passar a sudoeste dos Açores.

“Vai passar longe e não vai afectar diretamente o continente, mas vai dar-nos uma mudança de situação. Há-de vir uma componente de vento de sul, uma massa de ar mais quente e instável que vai trazer períodos de chuva ou aguaceiros. A intensidade destes aguaceiros vai depender se o furacão, que na segunda-feira já vai ser uma tempestade ou depressão, vai passar mais longe ou perto”, explicou.

No entender de Maria João Frada, esta passagem do Ophelia vai “abrir a porta” para uma mudança no estado do tempo.

“Na segunda e na terça-feira a previsão é de ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, mas no resto da semana ainda é cedo para dizer, mas pode não ser o mesmo cenário”, disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    13 out, 2017 évora 12:16
    Mas afinal já não pode chover em Portugal ? É porque existem gente que interessa a seca para mamarem da vaca do Estado ? Tomaram que chovam barragens !!!