Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Furacão “Ophelia” ganha força e está cada vez mais perto dos Açores

12 out, 2017 - 21:20

As ilhas de São Miguel e Santa Maria devem ser as mais atingidas a partir de sábado.

A+ / A-

O furacão “Ophelia” registou rajadas de vento de 185 quilómetros/hora e continua a aumentar a probabilidade dos seus efeitos atingirem as ilhas de Santa Maria e de São Miguel, anunciou o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que às 15h00 locais (mais uma hora no continente) o centro do furacão “Ophelia”, de categoria 1, estava a 1.145 quilómetros a sudoeste dos Açores, mas verifica-se "um aumento da intensidade do vento nas últimas 12 horas", com vento médio estimado de 150 quilómetros/hora e rajadas na ordem dos 185 quilómetros/hora.

"O ciclone Ophelia está já a deslocar-se para norte/nordeste a quatro quilómetros/hora", adianta o comunicado, disponível na página do Facebook da delegação regional dos Açores do IPMA.

Segundo o IPMA, prevê-se que "nas próximas 48 horas mantenha esta direção de trajectória, continuando a aproximar-se do arquipélago dos Açores".

Assim, é esperado que às 00h00 de sexta-feira "se encontre localizado a 1.103 quilómetros a sudoeste de Santa Maria".

No sábado, pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, não se prevê que as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) sofram influência deste ciclone tropical, designação meteorológica que engloba tempestades tropicais e furacões de categorias 1 a 5, observa o IPMA.

"Para as ilhas do grupo central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira), existe uma baixa probabilidade, entre 5 e 10%, de as ilhas sofrerem influência deste ciclone", adianta o comunicado.

Contudo, relativamente às ilhas do grupo oriental a probabilidade de o ciclone influenciar o estado do tempo (com vento médio igual ou superior a 65 quilómetros/hora) a partir de sábado em São Miguel varia entre 40 a 50 % e em Santa Maria varia agora entre 60 a 70%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+