Tempo
|
A+ / A-

Governo vai avançar com medidas especiais para a seca

12 out, 2017 - 13:13

O ministro da Agricultura espera contar com o apoio de Bruxelas, que "tem sido excepcional" com Portugal.

A+ / A-

Veja também:


O Governo vai avançar, já na próxima semana, com medidas adicionais de combate à seca no que diz respeito aos animais.

Sem querer enumerar quais, o ministro da Agricultura anunciou esta segunda-feira que “no início da próxima semana, estaremos em condições para anunciar alguns apoios especialmente direccionados quer para a questão da garantia do abeberamento dos animais quer para a alimentação animal”.

Capoulas Santos falava aos jornalistas à margem da primeira Cimeira de Inovação na Agricultura (Agri Innovation Summit 2007), que decorreu em Oeiras, e afirmou que, apesar de estas medidas irem avançar já, espera continuar a conta com o apoio da Comissão Europeia.

“Naturalmente, o senhor comissário não veio aqui para fechar qualquer negociação, mas a Comissão está suficientemente sensibilizada, temos contado sempre com o seu apoio nestes últimos dois anos e tenho a certeza de que vamos continuar a contar”, afirmou ao lado do comissário europeu com a pasta da Agricultura, Phil Hogan, que participou na cimeira.

O ministro da Agricultura considerou que a Comissão "tem sido excepcional" com Portugal nas últimas crises relacionadas com o leite, os suínos e com os incêndios florestais e recordou que autorizou, em Agosto, o Governo português "a antecipar 70% dos pagamentos, o que será feito antes do final do mês e permitirá transferir para os agricultores cerca de 400 milhões de euros de apoio".

“Mas obviamente que a situação tem vindo progressivamente a agravar-se e o problema que se coloca agora com mais premência é a questão da alimentação animal, uma vez que parte dos 'stocks' que tinham sido reservados para o inverno estão a esgotar-se, houve perda de pastagens nas áreas ardidas e a seca tem sido inclemente”, disse ainda.

Da parte de Bruxelas, o comissário Phil Hogan disse aos jornalistas que, “enquanto a chuva não chega”, Bruxelas está disponível “para trabalhar com o Governo português da melhor forma possível”.

Isso pode incluir “encontrar recursos financeiros adicionais no orçamento europeu para ajudar as populações nas zonas rurais”, que podem ser direcionados para a alimentação animal no Inverno.

Além disso, acrescentou o comissário europeu, Bruxelas tem trabalhado conjuntamente para “aumentar as medidas de desenvolvimento rural e o adiantamento de pagamentos a pessoas afetadas pela seca e pelos fogos florestais”.

No início desta semana, o ministro da Agricultura pediu aos parceiros europeus no Luxemburgo uma ajuda para a seca em Portugal.

Seca. Alentejo resiste à espera de tempos ainda mais críticos
Seca. Alentejo resiste à espera de tempos ainda mais críticos
Douro. A seca antecipou as vindimas e pode mudar-lhe a paisagem
Douro. A seca antecipou as vindimas e pode mudar-lhe a paisagem
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao...
    12 out, 2017 Viseu 21:03
    Mas ja vai chover para a semana! Sendo assim os subsidios vao ficar na gaveta, mas valeu a publicidade.
  • DR XICO
    12 out, 2017 LISBOA 15:42
    Isto no tempo do Passos é que era bom, chovia a toda a hora e onde era preciso, não é esta palhaçada da geringonça, a culpa é dos comunistas que estão a mandar a água toda para a Russia e América Latrina tipo Croácia ou lá onde esta o Chaves morto. OS Xuxalistas não sabem governar o pais e vem aí o diabo não tarda nada se ñ comermos a sopa toda.
  • Maria
    12 out, 2017 Porto 14:19
    Sempre à espera dos outros, do que os outros nos vão dar. Os outros que tanto são criticados pelo PCP e BE. Por nós nunca somos capazes de nada. Uma vergonha! E agora ainda vão ver para a semana. Enquanto vão ver e não ver, pode ser que chova um bocadinho e talvez esse bocadinho aumente e espera-se mais um pouco.... e não se faz nada! Só conversa. ,
  • COSTA ILUSIONISTA
    12 out, 2017 Lx 13:38
    Um governo que não é proactivo mas sim reactivo. sem dimensão nem estofo para gerir um país. Gere á vista apenas e sempre de calças na mão com os amigos da geringonça....

Destaques V+