Tempo
|
A+ / A-

Papa volta a denunciar perseguições contra os cristãos das Igrejas do Oriente

12 out, 2017 - 11:59 • Ana Lisboa

O Papa presidiu a uma missa de celebração do centenário da Congregação para as Igrejas Orientais Católicas, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

A+ / A-

O Papa voltou, esta quinta-feira, a chamar a atenção para a perseguição feita aos cristãos das Igrejas do Oriente.

“Vemos tantos dos nossos irmãos e irmãs cristãos das Igrejas orientais a sofrer perseguições dramáticas e uma diáspora cada vez mais inquietante”, disse Francisco, durante a homilia de uma missa de celebração do centenário da Congregação para as Igrejas Orientais Católicas, a que presidiu, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

O Papa sublinhou a importância da “coragem da fé”, em particular nos momentos de dúvida, com a confiança de que Deus “escuta”, convidando todos à oração.

Francisco recordou que a Congregação para as Igrejas Orientais foi fundada no contexto da I Guerra Mundial, que considerou semelhante ao de hoje, onde se combate uma guerra mundial “aos bocados”.

No âmbito do centenário do Pontifício Instituto Oriental e da Congregação para as Igrejas Orientais, o Santo Padre enviou uma mensagem ao cardeal Leonardo Sandri, Prefeito desta congregação da Santa Sé, sublinhando os gestos de atenção dos vários pontífices do século XX em relação a estas comunidades que remontam ao início do Cristianismo.

Francisco sublinhou a “missão ecuménica” das comunidades católicas orientais, desejando uma valorização das “ricas tradições” destas Igrejas no mundo ocidental.

As Igrejas Orientais Católicas estão presentes, sobretudo, na Síria, Iraque, Egito, Turquia, Líbano, Jordânia, Ucrânia, Arménia, Etiópia e Eritreia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Reciprocidade?
    12 out, 2017 lisboa 14:37
    Aqui constroiem-lhes Mesquitas de milhões, lá cortam as cabeças aos cristãos. De facto não há reciprocidade.

Destaques V+