Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Marquês

"Ricardo Salgado não praticou qualquer crime e acusação é totalmente infundada"

12 out, 2017 - 11:10

O antigo líder do Banco Espírito Santo está acusado de 21 crimes.

A+ / A-

Veja também:


A defesa de Ricardo Salgado nega que o seu cliente tenha praticado qualquer crime e garante que a "acusação é totalmente infundada".

A declaração foi feita pelo advogado, Francisco Proença de Carvalho, aos jornalistas que foram convocados para o que seria uma conferência de imprensa, após ter sido conhecida a acusação da "Operação Marquês".

O ex-banqueiro esteve presente na sala mas não fez nenhum comentário. A defesa de Ricardo Salgado, ao contrário do previsto, começou por esclarecer que apenas seria lido um comunicado e que não responderiam a perguntas, alegando respeito pelas boas práticas da advocacia e do sistema de justiça.

"O processo não tem nem pode ter factos e provas de qualquer crime. Repare-se que tendo o inquérito durado mais de quatro anos, só muito recentemente é que o nome do Dr. Ricardo Salgado surgiu no processo, a partir de notícias plantadas na imprensa numa tentativa de o envolver num caso a que é absolutamente alheio", disse,

O advogado não poupou críticas ao comportamento do Ministério Público, ao juiz de instrução criminal Carlos Alexandre e “às sistemáticas violações do segredo de Justiça”, que, segundo referiu, “pretendem condenar Ricardo Salgado na praça pública”.

Segundo Francisco Proença de Carvalho, o ex-presidente do BES “quando foi inquirido, só foi confrontado com presunções e suposições” e, agora, “quando se conhece a acusação, já a opinião pública foi intoxicada”.

Durante a leitura do comunicado, a defesa de Ricardo Salgado considerou que o seu cliente foi "uma bóia de salvação" para o processo e para algumas pessoas ligadas ao mesmo, terminando com a convicção de que Salgado "vai ser ilibado deste processo".

O Ministério Público acusou na quarta-feira 28 arguidos da ‘Operação Marquês’, incluindo Ricardo Salgado e o ex-primeiro-ministro José Sócrates, de quase 200 crimes, entre os quais se contam corrupção passiva de titular de cargo político, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal qualificada.

No caso de Ricardo Salgado, o Departamento Central de Investigação e Acção penal acusou o ex-banqueiro de 21 crimes económicos e financeiros: corrupção activa de titular de cargo político, corrupção activa, branqueamento de capitais, abuso de confiança, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada.

A guerra dos 1000 dias. Da detenção à acusação de Sócrates
A guerra dos 1000 dias. Da detenção à acusação de Sócrates
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    12 out, 2017 Lisboa 17:28
    Acusação totalmente infundada? Não é de certeza. Todos sabemos os políticos, os banqueiros e os empresários que temos. Gente muito fina e muito "Ernesta". Mas também sabemos que temos um MP muito pródigo em criar acusações que depois se revelam em "Montanhas que pariram um rato". Vamos aguardar serenamente o desfecho da telenovela.
  • DR XICO
    12 out, 2017 LISBOA 15:30
    Acabei de ler que o presidente do sindicato dos jornalistas apela ao bloqueio da campanha de Rui Rio por se escusar a responder a jornalistas. E esta conferência de imprensa do Ricardo salgado que não passou de um tempo de antena sem direito a perguntas dos jornalistas é o quê?? favores, medo, subserviência, pequenês ou provincianismo ?? deviam eram todos os jornalistas saído e deixa-los a falar sozinhos.
  • couto machado
    12 out, 2017 porto 14:37
    A Justiça não é uma ciência exacta e ajudada(?) por uma certa imprensa interessada em vender o seu produto sem olhar a meios, terá dificuldade em resolver o caso. Felizmente que a Justiça, é cega, surda e muda...aos pasquins do costume.
  • mendes
    12 out, 2017 braga 14:15
    todo o advogado que defende criminosos e tenta ou impede a justica de actuar deviam ser enforcados porque eles sao mais criminosos do que quem comete o crime uma pessoa honesta jamais podera ser advogado um advogado e um mercenario do dinheiro e do crime nunca vi nem ninguem viu um advogado ter a honradez de dizer que o seu constituinte e culpado mesmo sabendo que o e um advogado nao defende a justica nem a moral nem a liberdade ele defende quem lhe paga
  • Eborense
    12 out, 2017 Évora 14:03
    Não tenho dúvidas. Até se vê pela cara dele, que é inocente. É ele e todos os outros. Para mim são todos inocentes e até aposto que iremos pagar indemnizações com os nossos impostos, a todos estes inocentes.
  • A. FERREIRA
    12 out, 2017 OEIRAS 13:22
    Pois não. Andava a dar umas esmolas aos salvadores da Pátria
  • BURLÃO E CORRUPTO
    12 out, 2017 Lx 11:31
    Ainda dão tempo de antena a este bandalho...Depois do que fêz mais valia estar calado para sempre. Noutros países já lhe tinham feito a folha pois este energúmeno e criminoso prejudicou imensa gente. Vai bugiar e enganar a tua família seu corrupto...Só te faltam as asas sacana...
  • DR XICO
    12 out, 2017 LISBOA 11:30
    Esta rede de burlões que deu o maior rombo nas contas do país do ultimo século ainda tem tempo de antena na comunicação social. Pena haver duas justiças uma para o pilha galinhas e outra para quem pode pagar a advogados de tope. Esperem 15 anos e serão todos condenados a 5 anos de prisão (COM PENA SUSPENSA)
  • rogerio
    12 out, 2017 11:27
    é preciso ter uma grande lata. deviam ter feito a este vi.........ta o mês mo que os americanos fizeram ao madof
  • 12 out, 2017 palmela 11:26
    Olha aqui um rico zangado!

Destaques V+