Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O “Ophelia” já é furacão e pode atingir os Açores

12 out, 2017 - 00:34

São esperados períodos de chuva por vezes forte, em especial a partir da tarde de sábado, e trovoadas.

A+ / A-

A tempestade tropical “Ophelia” subiu à categoria de furacão e a probabilidade dos seus efeitos atingirem as ilhas de Santa Maria e de São Miguel, nos Açores, aumentou, anuncia o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores.

Segundo um comunicado na página do Facebook da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), às 21h00 locais de quarta-feira (mais uma no continente), o ciclone tropical “Ophelia” tinha subido de categoria, "sendo agora classificado como furacão de categoria 1".

Àquela hora, o centro do furacão “Ophelia” localizava-se a 1.220 quilómetros a sudoeste dos Açores, tendo-se verificado "um aumento da intensidade do vento nas últimas horas", com vento médio estimado de 120 quilómetros/hora e rajadas da ordem dos 150 quilómetros/hora.

De acordo com o IPMA, o ciclone tropical (designação meteorológica que engloba tempestades tropicais e furacões de categorias 1 a 5), está a deslocar-se para este a seis quilómetros/hora, "podendo ainda intensificar-se um pouco mais nas próximas horas".

A meteorologista Rita Mota refere qie "é esperado que ocorram períodos de chuva por vezes forte e em especial a partir da tarde de sábado e também com possibilidade de trovoadas". Os efeitos do fenómeno vão fazer-se sentir no vento, que vai "soprar de sul, moderado, mas a aumentar de intensidade ao longo do dia de sábado, com rajadas que, para já, estamos a prever que atinjam os 90km/h". A meteorologista prevê também "um aumento da agitação marítima".

Rita Mota acrescenta ainda que "o longo da madrugada de domingo estas condições deverão ir gradualmente desaparecendo". Prevê-se que a partir desta quinta-feira se desloque para nordeste e que às 18h00 "se encontre a aproximadamente 1.100 quilómetros a sudoeste do arquipélago".

"Para sábado, pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, não se prevê que as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) sofram influência deste ciclone tropical", adianta.

Já para o grupo central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira), "existe uma baixa probabilidade, entre 5 e 10%, de as ilhas sofrerem influência deste ciclone", situação diferente para o grupo oriental, onde a probabilidade de o ciclone influenciar o estado do tempo a partir de sábado em São Miguel varia entre 20 a 30% e em Santa Maria varia de 40 a 50%.

No continente, o furacão "Ophelia" deve chegar como uma "depressão extra-tropical forte", explica o meteorologista Bruno Café. "O impacto que pode vir a ter aqui no continente é mais na questão do vento que poderá, durante o domingo, aumentar gradualmente e tornar-se forte de sul, nomeadamente na costa ocidental do nosso território e deverá ter impacto também na agitação marítima".

Ainda segundo o especialista, o "Ophelia", no fim do dia de domingo, deve estar a mil quilómetros do continente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+