Tempo
|
A+ / A-

Candidato Rui Rio: "PSD não é um partido de direita" nem "muleta do poder"

11 out, 2017 - 18:41 • Carlos Calaveiras

Na apresentação da candidatura à liderança do PSD, Rui Rio disse que a situação do partido é "difícil", mas quer voltar a ser "partido de poder".

A+ / A-

Rui Rio apresentou esta quarta-feira a sua candidatura à liderança do PSD. Em Aveiro, o ex-autarca confirmou que avança numa altura em que o partido está numa "situação particularmente difícil" e pode correr o risco de perder importância, se nada for feito para alterar a situação.

Foi convidado a avançar duas vezes (2008 e 2010), recusou por estar na Câmara do Porto. "Hoje estou disponível para estar com os dois pés no PSD e no país", referiu.

Rio aproveita o discurso de apresentação para colocar os pontos nos ii e recentrar o partido: "Somos sociais-democratas, o PSD não é um partido da direita. É um partido do centro, vai do centro-esquerda ao centro-direita. Não é um partido de direita nem nunca será".

"O PSD é um partido de poder, não é muleta de poder", acrescentou.

Ainda sem avançar grandes ideias programáticas, Rui Rio garantiu: "Temos de mudar de política e olhar mais para o futuro do que para o presente". "A política precisa de um banho de ética" foi outra nota que ficou do discurso do ex-presidente da Câmara do Porto.

Certo é, segundo o candidato social-democrata, "para o PSD, este será o primeiro dia da sua caminhada para a reconciliação com os portugueses. Mas, para Portugal, este terá de ser, acima de tudo, o princípio do fim desta coligação parlamentar que hoje, periclitantemente, nos governa".

O seu slogan de campanha ("É tempo de agir") já o acompanhou na curta declaração num hotel de Aveiro. "Podemos estar enganados, mas não podemos estar inactivos", acrescentou.

O ex-autarca também não esqueceu Pedro Passos Coelho e mostrou "respeito e gratidão" pelo líder que agora sai da liderança do PSD.

A corrida à liderança social-democrata está lançada. Rui Rio lançou a sua candidatura, Pedro Santana Lopes oficializará o seu avanço na próxima semana. As directas estão marcadas para dia 12 de Janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dr.Adolfo
    16 out, 2017 portugal norte 09:12
    Força Dr. Rui Rio estou contigo, há muitos comentaristas que são o eco das forças que te temem mas vamos em frente portugal precisa de ti , homem honrado e que não se verga a lobis e corrupção, já o demonstraste como autarca
  • Ricardo Martins
    13 out, 2017 Lisboa 15:01
    Não é de direita faz parte do PPE , defende a liberalização dos despedimentos , a privatização de tudo e diz amen a srªMerkel estranha "esquerda " .
  • Rui rio
    12 out, 2017 Lx 18:21
    Está desajustado e fora de prazo!...aliás, o PSD está nas lonas quanto a dirigentes!
  • paulo dragos
    12 out, 2017 peniche 14:47
    Social-democratas e membros do partido popular europeu? Uma não direita muito estranha...ahahah
  • 12 out, 2017 algures 09:27
    O psd perdeu o seu carisma e será difícil afirmar-se.
  • Eborense
    11 out, 2017 Évora 21:16
    Força Rio! Estou contigo.
  • Fernando Ferreira
    11 out, 2017 Caldas da Rainha 21:15
    Se o PSD não é um partido de direita isso quer dizer que a direita vale menos de 10% em Portugal, o que torna o nosso País um caso único no mundo democrático.
  • Duarte
    11 out, 2017 Daqui e dali 21:05
    Social-democrata??! É assim que se escreve? Os jornalistas sabem escrever português?? Mas voltando ao tema porque quem sabe e quem não sabe que vá aprender. Simplesmente NÃO GOSTEI do discurso do Sr. Rui RIO. Se o PSD não é um partido de direita, hoje mesmo acabou de perder um apoiante: EU MESMO. EU digo o PSD é um partido de direita e sempre será! O Sr. Rui Rio parece-me um ignorante, será que ele está a confundir o PSD com o SPD?? Se fosse um jornalista... eu ainda aceitava, agora um senhor doutor!... Com isto tudo, lá vai ganhar o Santana! Coitado do PSD!
  • Rosa Silveira
    11 out, 2017 Braga 19:52
    Gostei foi sintéticos e vamos ver os próximos tempos.Os jornalistas que estão habituados a envenenar tudo e todos já levaram o recado.E isso foi o suficiente para a tv de Carnaxide através de dois opinadores dizerem o que ele não disse.Um deles entrevistou Marcelo e devia ter vergonha do papel que fez.O outro era da chamada direita, dito por eles,arranjou um tacho na lusa e agora passou atacar o seu passado de defensor da direita.Na geringonça estão ambos bem.Há algum parasitismo na função pública, mas como se vê no privado também.E estes estão"mandar postas de pescada" nesta tv porque foi o centro direita no tempo de Cavaco que lhes deu o alvará.Se calhar mal dado e mais pelo patrão dizer -se social democrata e já foi primeiro ministro quando Sá Carneiro foi morto,assassinado,quem sabe por gente que hoje os seus mentores estão na geringonça.Por isso jornalistas vendidos e rendidos ao sistema não devia haver quem alimente esta gente no PPD/PSD.Vamos ver Santana como trata esta gente sem carácter.
  • Guedes
    11 out, 2017 Portimão 19:19
    São membros do partido popular europeu e agora são de centro-esquerda? Grande piada Rio!!!!!

Destaques V+