Tempo
|
A+ / A-

UEFA

Liga das Nações. Portugal na divisão dos "tubarões"

11 out, 2017 - 18:03

Divisão A divide-se em quatro grupos de três equipas. Os vencedores de cada grupo jogam a fase final. Os últimos descem de divisão. Há, ainda, uma vaga para o Euro 2020.

A+ / A-

A UEFA deu a conhecer, esta quarta-feira, a composição das quatro divisões que comporão a Liga das Nações. A selecção portuguesa estará na Divisão A, com todos os "tubarões" do continente.

Na nova competição de selecções, lançada pelo organismo que tutela o futebol europeu, Portugal vai estar na mesma divisão que Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Polónia, Islândia, Croácia e Holanda.

A divisão A terá 12 selecções, que se dividirão em quatro grupos, de três equipas cada. Os últimos classificados de cada grupo descerão à divisão B. Os primeiros disputarão, em Junho de 2019, a fase final, com meias-finais, jogo de atribuição de terceiro e quarto lugares, e final. Uma dessas quatro equipas será anfitriã.

Tal como a A, a divisão B terá quatro grupos de três equipas. A divisão C terá 15 selecções, com um grupo de três equipas e um grupo de quatro. A divisão C terá seis selecções, divididas em quatro grupos de quatro equipas. Os primeiros e últimos de cada grupo descerão de divisão.

Entrada para a fase final do Euro

Uma fez finalizada a Liga das Nações, será iniciada a fase de qualificação para o Euro 2020, com cinco grupos de cinco equipas e outros cinco grupos de seis. Os melhores primeiros e segundos desses 10 grupos passarão à fase final.

As quatro melhores equipas da divisão A que não se qualifiquem para o Euro 2020 terão entrada num "play-off", em Março de 2020, com um lugar na fase final do Europeu em oferta. O mesmo sucederá para as restantes divisões. Ao todo, há quatro vagas à disposição.

No fundo, os "play-offs" da Liga das Nações substituem o "play-off" da qualificação, com as quatro equipas que daí saírem a juntarem-se às 20 já apuradas para o Campeonato da Europa.

O sorteio da fase final realiza-se a 24 de Janeiro de 2018, em Lausanne, na Suíça. Rússia e Ucrânia, apesar de estarem na mesma divisão, não podem ficar no mesmo grupo. O mesmo se aplica a Arménia e Azerbaijão. Equipas de três equipas jogarão em apenas quatro das seis jornadas definidas.

Calendário da Taça das Nações

Jornada 1: 6–8 Setembro 2018
Jornada 2: 9–11 Setembro 2018
Jornada 3: 11–13 Outubro 2018
Jornada 4: 14–16 Outubro 2018
Jornada 5: 15–17 Novembro 2018
Jornada 6: 18–20 Novembro 2018
Sorteio da fase final: Dezembro 2018
Fase final: 5–9 Junho 2019
Sorteio do "play-off" para o Euro 2020: 22 Novembro 2019
"Play-off" para o Euro 2020: 26–31 Março 2020

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+