Tempo
|
A+ / A-

Catalunha. "Há um Estado espanhol, não há vários estados espanhóis", diz Marcelo

11 out, 2017 - 17:27

A actual situação deve ser enfrentada com "respeito pelo Estado espanhol, tal como a Constituição o defende, diz o chefe de Estado.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República reafirmou esta quarta-feira que a situação da Catalunha deve ser resolvida nos termos da Constituição e das leis de Espanha, e acrescentou que "há um Estado espanhol, não há vários estados espanhóis".

No final de uma visita ao Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, com os reis da Holanda, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre eventuais repercussões para Portugal da tensão política que se vive em Espanha relacionada com a questão da independência da Catalunha.

O chefe de Estado referiu que a posição portuguesa nesta matéria, e que "o senhor primeiro-ministro também tem dito", é que se trata de "um assunto do Estado espanhol, que tem uma Constituição e tem leis", acrescentando: "E há um Estado espanhol, não há vários estados espanhóis".

Segundo o Presidente da República, a actual situação deve ser enfrentada com "respeito pelo Estado espanhol, tal como a Constituição o defende: um só Estado, e que resolverá a situação, as suas situações internas no quadro da Constituição e das leis".

No plano das relações bilaterais, Marcelo Rebelo de Sousa disse que Portugal "tem uma relação fraternal, não só de vizinhança geográfica, mas de complementaridade e de relacionamento económico, social, político, cultural, muito forte" com Espanha, e deseja o melhor para o país vizinho.

"Há muitos portugueses em Espanha, há muitos espanhóis em Portugal. Portanto, isto significa que nós desejamos que corra sempre bem a Espanha tudo, como a Espanha deseja que corra tudo bem a Portugal, porque isso é bom para um e para outro país", defendeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulus
    12 out, 2017 Barca 01:23
    INDEPENDÊNCIA!!! Já chega destes charlatães castelhanos que por séculos "vergaram" quase todos os povos ibéricos num projecto utópico denominado por Espanha....chega da opressão castelhana e da imposição cultural aos demais povos ibéricos na tentativa de os extinguir. Qual é a língua oficial de Espanha? A língua ficcional chamado de espanhol!? Não...é sem duvida nenhuma o castelhano!!! (o resto para eles é treta) Oxalá que os catalães (e futuramente os bascos e os galegos) tenham um final feliz, digno e sem mais violência.... Justiça acima de tudo...e dignidade! por vezes: lei≠justiça e constituição≠dignidade...para o rei: és "rei" mas só de pescoço... Eis a minha opinião como mero cidadão e espectador deste mundo como todos vós boa noite...a todos

Destaques V+