Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro "penitencia-se" por situação "constrangedora" vivida por utentes da Soflusa

11 out, 2017 - 16:55

Matos Fernandes insiste que o que se passa agora são “dores de cura”. Há barcos em doca seca para serem mantidos e em breve a frota estará funcional novamente.

A+ / A-

O ministro do Ambiente penitenciou-se e reconheceu ser "muito constrangedor" a situação vivida pelos utentes da ligação fluvial entre o Barreiro e Lisboa, que viram a Soflusa suprimir várias carreiras durante as horas de ponta.

Na segunda-feira, a empresa, que tem uma frota de oito navios e apenas quatro a funcionar, em vez dos seis obrigatórios, devido à falta de manutenção regular dos barcos, teve de suprimir oito carreiras durante a hora de ponta da manhã.

Nesse dia, e após vários incidentes registados no cais do Barreiro, com os utentes a forçarem a entrada na zona de embarque, a administradora da empresa de transporte fluvial, Marina Ferreira, apelou aos passageiros para que evitassem deslocações entre as 08h00 e as 09h00, explicando que as restrições orçamentais dos últimos anos impediram a regular manutenção dos barcos, que está agora a ser feita.

"Neste momento esta é uma dor de cura, pela qual nos penitenciamos, gostaria que assim não fosse, não vou dizer que é indiferente uma coisa destas, em situação alguma. É muito constrangedor o que está a acontecer, estamos todos muito constrangidos com isto. Apelamos à compreensão de todos, sobretudo, porque, repito, são dores de cura e a situação vai melhorar", afirmou esta quarta-feira João Pedro Matos Fernandes.

O ministro do Ambiente, que tutela os transportes urbanos, falava aos jornalistas à margem da sessão de lançamento do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, na Culturgest, em Lisboa.

"Não tenham a mais pequena dúvida, que se não estivéssemos a fazer este esforço grande de investimento de dez milhões de euros na recuperação da frota dos navios da Transtejo e da Soflusa, os problemas seriam muitíssimo mais graves num tempo mais próximo", frisou o governante.

Para o ministro do Ambiente, este processo de manutenção da frota é essencial para que, futuramente, a empresa possa cumprir os compromissos e os serviços assumidos.

"Isto são dores de cura, no sentido em que um conjunto alargado de navios está a ser reparado, alguns já foram, os outros dois que faltam estão agora a entrar em doca seca. Mas ficamos com um volume estável de seis navios que são o necessário para poder cumprir as nossas obrigações, incluindo em hora de ponta", sublinhou Matos Fernandes.

Segundo o ministro do Ambiente, chegou-se a este ponto devido ao "desinvestimento continuado" em manutenção das frotas levado a cabo pelo anterior Governo, designadamente ao nível do transporte fluvial.

O governante deixou, contudo, uma garantia: "O que dissemos em Maio ou Junho foi que a estabilidade da operação iria acontecer em 2018, e isso está assegurado, com a certeza de que estes navios quando têm de ser reparados e têm de ir para uma doca seca, têm de facto, às vezes, de ficar alguns meses em estaleiro para poder ser reparados", explicou João Pedro Matos Fernandes.

A Soflusa é a empresa responsável pelas ligações entre o Barreiro e Lisboa, enquanto a Transtejo faz as ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão com a capital.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    12 out, 2017 Seixal 17:34
    O ministro do ambiente tem razão. Os fascistas da extrema direita pafalhosa, fizeram tudo para destruir as empresas de transportes públicos, na ganancia de os privatizar, o resultado seria, menos transportes, mais caros e de pior qualidade. Como é costume, a pafalhada depois da privatização continuava com mama dos subsídios, com uma diferença, em vez de serem aplicados ao serviço da população ia para os bolsos de um qualquer capitalista mexicano.
  • Victor
    11 out, 2017 Lx 17:28
    Por todo o lado está à vista a austeridade de esquerda na forma de cativações apesar do constante aumento da dívida e só não vê quem não quer ou está ideológicamente 'obtusado' !
  • VIVA O XUXALISMO
    11 out, 2017 Lx 17:08
    A esquerda fascista a destruir os transportes..:É só rir este país...Nada dizem agora kamaradas quando os transportes e o SNS claudica por causa das cativações? Parece que estamos na Venezuela....Giro este sítio em que se tornou Portugal...

Destaques V+