Tempo
|
A+ / A-

Dijsselbloem diz que já não tinha "poder de fogo" e vai deixar a política

11 out, 2017 - 14:39

O Presidente do Eurogrupo que chegou a dizer que os povos do sul não podem gastar o dinheiro todo em copos e mulheres concluiu que “não tem poder de fogo”.

A+ / A-

O ministro das Finanças cessante da Holanda, Jeroen Dijsselbloem, anunciou esta quarta feira que vai deixar a vida política, depois de ter anunciado que deixará a presidência do Eurogrupo em Janeiro.

"Vou deixar a política holandesa", declarou o trabalhista numa carta dirigida à presidente da câmara baixa do Parlamento, acrescentando que já não tem "a força" necessária ao partido na oposição. Dijsselbloem chegou a dizer que os povos do sul não podem gastar o dinheiro todo em copos e mulheres.

Na segunda-feira, o ministro das Finanças holandês anunciou que vai deixar a presidência do Eurogrupo em janeiro, deixando vago um dos cargos mais importantes da zona euro.

Dijsselbloem tem presidido desde 2013 às reuniões de ministros das Finanças dos países da moeda única, mas vai deixar de ser ministro depois dos fracos resultados do seu partido nas eleições legislativas de março.

O Partido Trabalhista, a segunda força no Parlamento cessante, passou de 38 para nove deputados.

"O meu partido deve seguir em frente (...) Cheguei agora à conclusão que neste papel, nesta fase, não tenho o poder de fogo" necessário, explicou, sublinhando que a saída, prevista para 25 de outubro, será difícil para ele.

Os quatro países envolvidos nas negociações mais longas da história do país para formar um governo anunciaram na terça-feira que chegaram a um acordo, sete meses após as legislativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Atu
    24 nov, 2017 Porto 19:41
    Finalmente... Acordou e redimiu-se.
  • JC
    11 out, 2017 charneca da caparica 15:08
    A vida tem destas coisas, Apenas numa semana as ervas daninhas da cena politica europeia desaparecem, O senhor da cadeirinha já tem lugar garantido como presidente do Bundestag, Dijsselbloem vai andar por aí e o outro que nem coragem tem para se manter no parlamento possivelmente vai inscrever-se no IEFP !!!!

Destaques V+