Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Instituições do Porto criam Prémio D. António Francisco

11 out, 2017 - 14:32 • Henrique Cunha

Galardão de 75 mil euros criado pela Associação Comercial do Porto, Santa Casa da Misericórdia e Irmandade da Torre dos Clérigos.

A+ / A-
D. António Francisco dos Santos. O bispo do diálogo e "sem planos prévios"
D. António Francisco dos Santos. O bispo do diálogo e "sem planos prévios"

Três instituições do Porto criaram o Prémio D. António Francisco Santos, um mês após a morte do bispo do Porto. O galardão foi apresentado esta quarta-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto.

No valor de 75 mil euros, o prémio visa distinguir personalidades ou instituições portuguesas ou estrangeiras que se distingam na promoção da paz, dos direitos humanos, da dignidade da pessoa humano e do diálogo inter-religioso e ecuménico.

O prémio vai ser entregue a cada dia 11 de Setembro, data do falecimento de D. António Francisco dos Santos.

Os promotores do prémio estão disponíveis para acolher outros parceiros que “possam fazer engordar o pecúlio deste prémio” de modo a que “possa ser referência internacional”, afirma o presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto sugere que “o montante pecuniário possa também servir de motor e de alavanca para outros projectos”. António Tavares quer que “o exemplo de D. António Francisco se possa multiplicar”. “O exemplo do seu trabalho, aquilo que foi a sua personalidade pode e deve perdurar na memória colectiva do Porto”, disse.

O presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, revelou que as três instituições “já vinham pensando há algum tempo, alguns meses, na criação de um prémio”. Agora, foi possível “ter como patrono D. António Francisco dos Santos”.

As candidaturas ao prémio vão decorrer entre os meses de Março e Junho.

Cinco mil pessoas no funeral do bispo do Porto, “incansável servidor do Evangelho”
Cinco mil pessoas no funeral do bispo do Porto, “incansável servidor do Evangelho”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+