Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sete em cada 10 auxiliares de saúde ganham o salário mínimo

11 out, 2017 - 12:53

"Uma injustiça que tem de ser resolvida". Trabalhadores do sector realizam quinta-feira uma vigília junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa.

A+ / A-

Sete em cada dez auxiliares de saúde ganham o salário mínimo nacional (557 euros), uma situação que a Federação Nacional dos Sindicatos em Funções Públicas e Sociais exige que seja alterada.

Trabalhadores de saúde, como auxiliares e administrativos, realizam na quinta-feira uma vigília junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, onde pretendem demonstrar o seu descontentamento pela falta de uma carreira de técnico auxiliar de saúde e pelo adiamento da negociação de um acordo colectivo de trabalho para os hospitais EPE (entidades públicas empresariais).

Em conferência de imprensa, esta quarta-feira, Ana Amaral, dirigente da Federação dos Sindicatos em Funções Públicas e Sociais admite que a vigília será apenas uma primeira forma de luta, adiantando que os trabalhadores têm declarado a intenção de agravar as manifestações de descontentamento, não descartando uma greve sectorial.

Dos cerca de 25 mil auxiliares que trabalham no Serviço Nacional de Saúde (SNS), cerca de 70% recebem o salário mínimo nacional.

“Os problemas dos trabalhadores da saúde são imensos, mas há algumas prioridades, como a criação da carreira de técnico auxiliar de saúde”, disse a sindicalista.

Esta carreira foi extinta em 2008, durante o Governo socialista de José Sócrates, e, passados quase dez anos, ainda não foi possível criar uma nova carreira com nenhum dos governos.

A carreira é reivindicada nomeadamente com o argumento de que as funções dos auxiliares têm “conteúdo funcional específico”. Os auxiliares têm funções de proximidade com os doentes, lembra Ana Amaral, como higiene, conforto ou alimentação.

Outra das questões que a Federação reivindica é a aplicação das 35 horas semanais de trabalho a todos os trabalhadores da saúde, numa altura em que uns trabalhadores cumprem as 35 horas e outros cumprem as 40 horas semanais.

“Isto é uma injustiça que tem de ser resolvida, é uma urgência”, afirmou Ana Amaral.

Os sindicatos pretendem ainda a reposição do pagamento das horas de qualidade, como trabalho nocturno ou fim de semana, que sofreu um corte de 50% ainda não reposto.

“A vigília é um primeiro sinal a dizer que estamos cansados e a exigir soluções. Estamos cansados de reuniões sem soluções”, insistiu Ana Amaral.

Também presente na conferência de imprensa esteve Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Função Pública, que destacou que o Governo tem “feito tábua rasa” das reivindicações dos trabalhadores da saúde, sustentando-se em “simulações de negociação”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MARIA AURORA
    04 jun, 2018 PAREDES DE COURA 01:11
    veqre custa mas os grandes salarios sao para os gonha das vergonhas esses senhores da lei haviam de fazer este trabalho por algum tempo para saberem o
  • isabel fonseca
    09 abr, 2018 leiria 19:33
    Eu tirei recentemente a formação TAS, estou com o pressentimento que não vou ter oportunidade de aplicar o vasto conhecimento que adquiri, e muito menos a remuneração justa da função,é uma profissão que deveria ser reconhecida e ajustada à importância que tem.Trabalhar com pessoas doentes, idosas, nem todos tem a capacidade e o dom de estar ali para quem precisa.Como noutros assuntos, os nossos lideres só querem ganhos ...muitos ganhos.
  • Ivone carla carmelino
    14 out, 2017 Setubal 18:05
    Eu tirei curso de TAS ( tecnica auxiliar de saúde), e estou a contrato substituiçao e auferir o ordenado acima referido 557 euros!!
  • Maria Manuela Montei
    12 out, 2017 Rua Dr.Leonardo Coimbra S.Mamede Infesta 20:12
    Já é tempo de dizer basta de ser escravos do tempo, temos de a lembrar somos precisos como Auxiliar de Acção Médica...

Destaques V+