Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DGS lança manual para combater problema da obesidade em Portugal

11 out, 2017 - 11:56

Problema tem “implicações sérias” no aparecimento de diferentes doenças como a diabetes, as doenças cérebro-cardiovasculares e a generalidade dos cancros.

A+ / A-

A Direção-Geral de Saúde (DGS) lançou um “manual sobre obesidade e terapêutica” para ajudar a combater o problema de excesso de peso, que atinge mais de metade da população adulta em Portugal.

Lançado no Dia Mundial do Combate à Obesidade, esta quarta-feira, “o manual pretende ser um contributo” do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável na luta contra o excesso de peso, que inclui a pré-obesidade e a obesidade, “provavelmente o principal problema de Saúde Pública em Portugal”, refere a DGS em comunicado.

A DGS alerta que este problema tem “implicações sérias” no aparecimento de diferentes doenças como a diabetes, as doenças cérebro-cardiovasculares, a patologia osteoarticular e a generalidade dos cancros.

“Doenças, que no seu todo, representam a principal despesa em saúde do estado português e o principal encargo do Serviço Nacional de Saúde”, salienta no comunicado.

Apesar desta situação “considerada grave, a abordagem terapêutica à obesidade é marcada por um forte insucesso e está organizada ao longo do país das mais diversas formas, sem ter sido discutido ainda a nível nacional uma estratégia de base, minimamente consensual”.

“Assim, a este nível, será importante e de forma recorrente, tentar consensualizar sobre as melhores estratégias terapêuticas nutricionais à luz da mais recente evidência científica”, afirma no comunicado o diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Pedro Graça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    11 out, 2017 évora 21:56
    Incentivem é as pessoas a praticarem atividade física ! Uma criança que pratique Triatlo de forma competitiva , pode comer 10 tortas de chocolate por semana , 10 pacotes de batata frita , 10 pacotes de bolacha maria , 10 litros de coca cola com açúcar , que vai continuar mirrada e necessitada de mais ainda para desempenhar a atividade desportiva . Uma criança que passe o tempo a teclar com um dedo e dê 10 passos por dia , mesmo a sopa de alface engorda , portanto tem de fazer contas ao que entra pela boca em termos de calorias vs ao que o organismo precisa para viver e ao que o organismo precisa para alimentar atividades externas .

Destaques V+