Tempo
|
A+ / A-

Carta de Rajoy pede ao governo catalão que clarifique declaração de independência

11 out, 2017 - 11:27

Decisão surge após o presidente da Catalunha ter declarado a independência da região e suspendido essa mesma declaração para dialogar com Madrid.

A+ / A-

Veja também:


O conselho de ministros do Governo espanhol decidiu, esta quarta-feira, pedir formalmente à Generalitat (governo catalão) para que confirme se declarou a independência da região na terça-feira.

Numa breve declaração ao país, o presidente do Governo espanhol assumiu que accionará o artigo 155 da Constituição, que suspende a autonomia catalã, se Puigdemont assumir que proclamou unilateralmente a independência.

“Este requerimento, prévio a qualquer das medidas que o Governo pode adoptar, no âmbito do artigo 155 da nossa Constituição, pretende oferecer aos cidadãos a clareza e segurança que requer uma questão de tanta importância”, disse Mariano Rajoy.

A decisão do Governo surge depois de o presidente da Catalunha ter declarado a independência da região e suspendido essa mesma declaração para dialogar com Madrid.

“Consoante a resposta que o presidente da Generalitat der a este requerimento, assim se marcará o futuro dos acontecimentos nos próximos dias. Se o Sr. Puigemnont manifestar a sua vontade de respeitar a legalidade e restabelecer a legalidade constitucional, poria fim a um período de instabilidade, tensões e quebra de convivência”, rematou.

Este artigo permite a Madrid suspender a autonomia de uma região, passando o governo central a assumir os poderes autonómicos.

Catalunha. Puigdemont​ declara independência, mas deixa-a em suspenso
Catalunha. Puigdemont​ declara independência, mas deixa-a em suspenso

Na consulta, declarada ilegal e suspensa pelo Tribunal Constitucional espanhol, participaram 2,2 milhões de pessoas, num censo de 5,3 milhões (42%), com 90% dos votos a favor da independência, segundo referiu o Governo Regional da Catalunha.

As tensões entre Madrid e os separatistas no poder na Catalunha desde o início de 2016 mergulharam o país na mais grave crise política desde o regresso da democracia em 1977.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+