Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Selecção Nacional

A renovação gradual de Fernando Santos

10 out, 2017 - 23:11

A equipa que defrontou a Suíça tinha média de idades de 28 anos. O sector mais preocupante é o centro da defesa, já que Pepe, José Fonte, Bruno Alves e Luís Neto não têm alternativas.

A+ / A-

A selecção nacional tem passado por um período de renovação, com talentos jovens a surgirem e a ocuparem as vagas deixadas pelos mais velhos. Na vitória decisiva com a Suíça, a média de idades foi de 28 anos.

Apesar dos brados para que a renovação se faça rápida e violentamente, a verdade é que Fernando Santos tem operado uma mudança gradual na equipa das "quinas". Facto comprovado pela média de idades dos 14 jogadores que estiveram em campo diante da Suíça, esta terça-feira.

No ataque e meio-campo, a renovação é evidente: dos seis jogadores titulares, só dois têm idade superior a 25 anos: Ronaldo, de 32, e Moutinho, com 31. Com os suplentes, o número passa para três, fruto dos 26 anos de Danilo Pereira. Entre os oito médios e avançados, a média de idades fica pelos 25,75 anos.

Havia, ainda, jovens como Gonçalo Guedes e Gelson Martins no banco, para não falar de Bruno Fernandes, que ficou na bancada.

Um problema central

O verdadeiro factor de preocupação é a defesa, especialmente no centro.

Eliseu, de 34 anos, e Antunes, de 30, foram os dois laterais-esquerdos disponíveis para este jogo, mas há que recordar que Raphael Guerreiro está lesionado. O lateral do Borussia Dortmund tem apenas 23 anos. Além de que, à espera de oportunidade futura, há Yuri Ribeiro e Rafa Soares, de 20 e 22 anos, respectivamente.

Na direita, há Cédric Soares (26 anos), João Cancelo (lesionado, 23), Ricardo Pereira (24) e o "culé" Nélson Semedo (23). Muitos jovens que darão grande competitividade ao corredor destro da selecção.

Também na baliza o futuro está assegurado, com os 29 anos de Rui Patrício. Anthony Lopes tem 27 e ainda há Joel Pereira (21), André Moreira (21), José Sá (24), Diogo Costa (18) e Bruno Varela (22).

No centro da defesa é que está o imbróglio. Pepe tem 34 anos, José Fonte tem 33, Bruno Alves 35 e Luís Neto 29. As alternativas escasseiam.

Cabe a Fernando Santos perceber como vai resolver a falta de jovens centrais portugueses em clubes de topo. De resto, a renovação da selecção parece estar assegurada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+