Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reitor da UTAD eleito presidente do Conselho de Reitores

10 out, 2017 - 20:24

Prioridade vai para reforço da actividade institucional e política do organismo na defesa dos interesses das universidades.

A+ / A-

O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), António Fontainhas Fernandes, foi eleito esta terça-feira presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), anunciou a instituição.

A eleição decorreu numa reunião plenária do Conselho e Fontainhas Fernandes exercerá o cargo até 2020.

António Fontainhas Fernandes foi eleito reitor da UTAD em 2013 e reeleito este ano. Segundo um comunicado do CRUP pretende reforçar a atividade institucional e política da instituição na defesa dos interesses das universidades.

Vai ainda, continua o comunicado, dar prioridade à defesa de "um papel determinante na elaboração das políticas públicas para o Ensino Superior e a Ciência, bem como o desenvolvimento de uma estratégia coesa e sustentável para a correção do subfinanciamento crónico das universidades".

Fontainhas Fernandes pretende também consolidar as iniciativas de internacionalização do sistema universitário e fortalecer a presença das universidades em organismos internacionais.

"A definição de um papel ativo, coeso e determinado na preparação do próximo quadro comunitário que favoreça a centralidade das universidades no desenvolvimento das regiões e do país devem ainda constituir focos de atenção nas atividades futuras do CRUP", acrescenta-se no comunicado.

O novo presidente do CRUP desempenhou funções na Ordem dos Engenheiros, é professor catedrático de Bioquímica Ambiental e foi presidente da Associação Ibero-americana de Toxicologia e de Contaminação Ambiental e presidente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+