Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP congratula-se com “avanços” do Governo em pensões e IRS

10 out, 2017 - 14:03

Comunistas propõem "um benefício de 300 euros no IRS" no 2.º escalão e parte significativa do 3.º e um "agravamento da taxa para os escalões mais altos, acima dos 80 mil euros".

A+ / A-

O PCP congratulou-se esta terça-feira com os "avanços" por parte do Governo socialista sobre o aumento geral das pensões e alterações fiscais no IRS nas negociações que decorrem sobre o Orçamento do Estado para 2018.

"O avanço entretanto registado foi a disponibilidade do Governo trabalhar a partir desses critérios adiantados pelo PCP, estando ainda por definir aspectos de concretização da medida, em relação ao universo e aos termos de aplicação do aumento. Esses aspectos ainda não estão fechados", disse o líder parlamentar comunista, em conferência de imprensa, no Parlamento.

João Oliveira referia-se a "duas questões centrais: os aumentos não deviam ficar pelo que determina as regras da lei da actualização automática das pensões (crescimento do PIB e nível da inflação)" e "o critério devia ser de fixação de um mínimo de aumento de 10 euros, que tem um efeito mais relevante nas pensões mais baixas".

"Também em relação à matéria fiscal tem havido alguns avanços na abordagem ao IRS, mínimo de existência e escalões. O PCP adiantou o valor (para o mínimo de existência) de 9.350 euros (de rendimento anual colectável) ao que o Governo contrapôs o valor de 8.850 euros. Está ainda em discussão a fixação de um valor, mas há uma perspectiva aberta de avanço", afirmou.

O deputado comunista revelou que, "em relação aos escalões, houve também o avanço na consideração de uma redução do IRS para os sujeitos passivos do segundo e terceiro escalões, em condições ainda por determinar, quer no limiar quer nas taxas", sendo que o PCP propôs "um benefício de 300 euros no IRS" para o segundo e parte significativa do terceiro escalões e um "agravamento da taxa para os escalões mais altos, acima dos 80 mil euros".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PROVA DE VIDA DO PCP
    10 out, 2017 Lx 15:28
    Os geringonços a distrubuir a todo o transe..Quem vai pagar tudo isto? As gerações futuras ou ainda estas gerações dos direitos adquiridos que tudo têm.O PCP a medir forças na geringonça depois de perder as 10 câmaras e a fazer prova de vida.Qualquer dia cabem num carro...
  • TUGA
    10 out, 2017 Lisboa 14:10
    A lei da nacionalidade já legalizou CADASTRADOS em Portugal, (Diário de Notícias de hoje), podemos agradecer este crime ao PCP e ao BE que continuam a destruir a nossa raça, a nossa cultura, a nossa identidade, desta traição ninguém fala?? só o Diário de Notícias, isto não preocupa ninguém??? Lembrem da herança que estamos a deixar para os nossos filhos e netos, continuem a apoiar partidos que estão a trair uma nação com 900 anos de história. Uma pouca vergonha, o país a arder, desemprego, fome. miséria e estes traidores a fazerem leis para os cães, lésbicas. pretos, refugiados, legalizar ilegais, racismos e outras banalidades, pagamos com os nossos impostos a nossa própria destruição. Agora temos a parasitagem da CGTP com greves!!!! Depois da derrota nas autarquias tinham de dar sinal de vida.

Destaques V+