Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incentivos à natalidade. Governo prepara o Portugal de 2030

09 out, 2017 - 19:30 • Rosário Silva

“As áreas da conciliação da vida profissional com a vida familiar, as políticas de apoio às crianças e às famílias com filhos e as politicas de emprego são absolutamente essenciais”, considera o ministro Pedro Marques.

A+ / A-

Travar a regressão demográfica na próxima década é um dos pilares da estratégia Nacional para o Portugal 2030. O debate sobre as principais linhas estratégicas do país na próxima década está em curso e, esta segunda-feira, passou pela Universidade de Évora, com uma sessão temática sobre “Sustentabilidade Demográfica”.

Aos jornalistas, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas afirmou que é necessário preparar o Portugal do futuro em convergência com a União Europeia. É por isso que está aberta, também à sociedade civil esta reflexão sobre o Portugal pós-2020, numa altura em que a execução do programa até ao final da década está em “velocidade cruzeiro.”

“Atingimos a velocidade cruzeiro de execução nos seus principais pilares”, afirmou Pedro Marques, realçando “a capacidade de pensar o que vai ser o nosso país na próxima década, o que são as grandes tendências de transformação económica, social e como é que os instrumentos de politica publica poderão acompanhar esses desafios”.

Juntamente com o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva e do ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, o detentor da pasta do Planeamento e Infraestruturas defendeu a ideia de “um Portugal que olha para cima e que quer competir com aqueles que estão na linha da frente, do lado da inovação e do conhecimento”.

Para atingir esse propósito, uma das prioridades já definida na elaboração desta estratégia passa por inverter a pirâmide demográfica, uma vez que desde 2010, e todos os indicadores vão nesse sentido, há uma redução da população que é preciso travar. Não sendo esta a fase de discutir medidas de politica concreta, mas sim de debater objectivos de futuro, Pedro Marques avança com áreas fundamentais.

“As áreas da conciliação da vida profissional com a vida familiar, as políticas de apoio às crianças e às famílias com filhos e as politicas de emprego são absolutamente essenciais”, sublinhou o ministro.

“A sustentabilidade das famílias do ponto de vista dos seus rendimentos é muito importante nas suas decisões, por exemplo, de ter mais filhos”, sustenta o governante que refere também como determinantes as politicas ligadas às migrações e a capacidade de Portugal ser um país que “acolha de forma sustentável as comunidades migrantes”.

O ministro considera que são áreas importantes para “transformar positivamente a situação”, reconhecendo, contudo, que ela é “muito desafiante” e que o país é dos que na Europa tem uma situação complexa.

“Temos de trabalhar para inverter esta situação e, sobretudo temos de saber para onde queremos ir”, rematou Pedro Marques.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+