Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD. Duarte Marques quer congresso extraordinário antes de escolher novo líder

10 out, 2017 - 10:46

Deputado do PSD não declarou apoio a nenhum dos nomes que se perfilam para a sucessão a Passos Coelho.

A+ / A-

O deputado do PSD Duarte Marques defende um congresso extraordinário antes das eleições directas. Em declarações ao programa Carla Rocha – Manhã da Renascença, Duarte Marques lembra que no passado já foi feita uma reflexão antes de se escolher um novo líder.

“Pedro Santana Lopes, na altura, fez uma espécie de abaixo-assinado e obrigou à convocação de um congresso extraordinário precisamente para debater a parte política e a parte estratégica”, afirma.

"O PSD esteve quatro anos a governar e dois anos de oposição. São seis, quase sete anos, de Passos Coelho e o partido mais do que agir tem de parar para reflectir”, diz.

O deputado lembra ainda o passado recente, considerando que as circunstâncias obrigam a reflexão.

“Reflectir uma nova realidade política – há uma coligação de esquerda que é inédita; o PSD foi governar com a agenda da 'troika', com uma agenda que não era sua e não teve tempo para reflectir, fazer esse desmame após estes quatro anos. Há, portanto, uma nova realidade que o partido tem de pensar para continuar a andar para a frente”, defende.

Nestas declarações à Renascença, Duarte Marques não assume o apoio a nenhum candidato, dos nomes até agora falado: Santana Lopes e Rui Rio.

O ex-autarca do Porto prepara-se para anunciar a corrida ao PSD na quarta-feira, numa conferência de imprensa sem direito a perguntas.

As eleições directas no partido realizam-se a 13 de Janeiro e o congresso do PSD está marcado para um mês depois.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nazaré
    15 nov, 2017 Porto 16:51
    Há que escolher bem. Aprendizes da escola do Sócrates chega. O que me espanta é que sobre o Passos, depois das últimas sobre coisas e loisas de que ele não tem memória nada mais tenho visto ou ouvido na imprensa.
  • mais um jota
    10 out, 2017 lx 12:52
    fabricado nas "universidades" de verão dos PSDs, em cursos super intensivos de 3 dias!...qual é o currículo profissional desta figurinha?
  • Serrano
    10 out, 2017 Serra 12:42
    Há dias disse que um dos Ramos da Social Democracia é " eu só, não; mas contigo sim ". Fico feliz por ver e ouvir que há alguém dentro do PSD que comunga das minhas ideias ( Duarte Marques).
  • TUGA
    10 out, 2017 Lisboa 11:13
    O homem tem razão!! VÃO ELEGER O QUÊ??? Ideias há?? estratégia há?? o há para dar a portugal e aos portugueses?? Que politica vai haver?? a matriz social democrata continua na sombra??? ninguém sabe,.... vai-se votar numa pessoa encostada a um grupelho que vê a oportunidade de ganhar notoriedade e chegar no futuro a tachos ele e o grupo de interesses que defende. ATÉ AGORA TEM SIDO SEMPRE ASSIM. Por isso o parido bateu no muro e seu eleitorado não se revê em nada, a não ser na defesa de interesses de vampiros que por lá vagueiam.
  • AH! AH! AH!
    10 out, 2017 lis 11:11
    Só quem tiver a memória curta vai nesta conversa de lenga-lenga! Então não foi Passos Coelho que afirmou e reafirmou, que o programa da troika era o programa do governo do PSD e que até se teria de ir para além desse programa? Era preciso empobrecer o país e os portugueses e não deveriam ser piegas nem ficar na sua zona de conforto?...Que emigrassem! Agora vem esta ave dizer o contrario, como se todos fôssemos estúpidos, por já terem passado seis anos! É preciso ter uma grande latosa!

Destaques V+