Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2018

17 países já estão na Rússia

09 out, 2017 - 23:19

Portugal tem hoje a possibilidade de se juntar directamente ao lote das equipas apuradas para o Mundial. Se falhar o triunfo sobre a Suíça, a selecção aportuguesa jogará o "play-off" marcado para Novembro.

A+ / A-

Há já 17 equipas apuradas, de forma directa, para o Mundial 2018, oito delas na Europa.

Rússia (país organizador), Alemanha, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Polónia, Sérvia e Islândia são as oito selecções que já têm bilhete para a Rússia. Da zona asiática, há quatro: Irão, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita. Do continente africano, Egipto e Nigéria têm presença garantida no Campeonato do Mundo. Da América do Norte, Central e Caraíbas, também duas, sendo elas México e Costa Rica. A América do Sul é o continente mais equilibrado, com apenas uma equipa apurada, o Brasil.

Quanto ao "play-off" europeu, há cinco vagas, de oito, preenchidas: Itália, Dinamarca, Croácia, Irlanda do Norte e República da Irlanda. Também já se sabe que os segundos classificados dos Grupos A (França, Suécia ou Holanda) e B (Portugal ou Suíça) têm lugar garantida. Ao todo, sete.

Sendo os lugares no "play-off" atribuídos aos oito melhores segundos, uma equipa ficará de fora. Ora, tal fortuna sairá a duas de três equipas: Grécia e Bósnia-Herzegovina (H) e Eslováquia (F).

A Bósnia-Herzegovina, actualmente terceira do Grupo H, tem possibilidade de ficar em segundo, no entanto, se isso acontecer, ficará fora do "play-off", uma vez que será, sempre, a pior das nove equipas desse lote. Para chegar ao "play-off", a Grécia precisa, apenas, de ganhar ao frágil Gibraltar (zero pontos) e, dessa forma, segurar o segundo lugar.

Já a Eslováquia, de momento (com os gregos em segundo no H) o pior segundo, precisa que a Grécia perca e que a Bósnia ganhe à Estónia, de modo a que os bósnios "roubem" o segundo lugar à Grécia e se tornem, eles, os piores segundos, "empurrando" a Eslováquia para o "play-off".

O sorteio do "play-off" realiza-se a 17 de Outubro, pelas 13h00, em Zurique. A primeira mão é a 9 e 11 de Novembro, a segunda a 12 e 14 do mesmo mês. O sorteio da fase final será a 1 de Dezembro, em Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+