Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova prisão em Leiria para presos VIP

06 out, 2017 - 09:41

A cadeia dos reclusos a quem o sistema concede "especiais medidas de protecção" deve abandonar Évora e mudar-se para Leiria.

A+ / A-

Os reclusos sujeitos a “especiais medidas de protecção" – como políticos e membros das forças policiais – vão ser transferidos para Leiria. A medida proposta pelo Ministério da Justiça prevê a melhoria das instalações e um aumento da sua capacidade, que implicará um investimento de 4,3 milhões de euros.

A notícia de que o estabelecimento prisional para reclusos sujeitos a “especiais medidas de protecção”, onde esteve detido o antigo primeiro-ministro José Sócrates, vai abandonar Évora é avançada pelo “Jornal de Notícias”.

O relatório sobre o sistema prisional e tutelar, divulgado esta semana, aponta como principais razões para a transferência a centralidade e o interesse de que os reclusos de Évora não tenham de ser deslocados para prisões mais distantes.

A prisão deverá ser transferida para o estabelecimento prisional de Leiria para jovens, que tem uma lotação para 374 lugares e 184 reclusos e, de acordo com o relatório do Ministério da Justiça, tem condições “aceitáveis”.

O edifício inclui sete pavilhões prisionais, serviços clínicos, Unidade Livre de Droga e oficinas, num terreno com 140 hectares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J.COSTA
    06 out, 2017 VCONDE 22:51
    ATE NAS PRISOES HA DIFERENCIAS...-POBRES E RICOS...O CRIME SENDO IGUAL A PRISAO SERIA A MESMA...--SERA QUE ESTAO A PENSAR NO EX-PRIMEIRO MINISTRO...-VOLTAR A CADEIA COM CONDIÇOES VIP OU SEJA CINCO ESTRELAS
  • VICTOR MARQUES
    06 out, 2017 Matosinhos 17:11
    Até nisto predomina a discriminação social!!! Perdoai-lhes Senhor que eles (não) sabem o que fazem...
  • fanã
    06 out, 2017 aveiro 17:03
    Bem..........Isto passa a ser mais uma colónia de férias , com todas as modalidades de divertimento , e instalações de luxo passando por refeições de topo . Coisa que qualquer pobre ou gente modesta e honesta se calhar não beneficia !
  • Cidadao...
    06 out, 2017 Viseu 16:49
    Nao!..... Entao um condenado, ainda tem regalias vip? A partir do momento que é condenado a passa,a ser mais um prevaricador, nao respeitador do Estado social, e dos que nele vivem, seja quem for ou a sua ocupacao, dar regalias e estimular a continuidade das prevaricacoes. E quem ainda vai pagar e o contribuinte! Absolutamente inadmissivel!
  • Luis
    06 out, 2017 Lisboa 14:10
    Pois é. Presos VIP. É mentira não existe descriminação em Portugal. Apenas o que há é cidadãos que são mais cidadãos que outros. Cambada de palhaços que evocam a Constituição só para aquilo que lhes interessa. O cidadão comum sujeita-se a qualquer cana correndo o risco de ter que apanhar forçosamente o sabonete. Os protegidos do regime têm direito na cana a dormir em lençóis lavadinhos com os seus queridos de livre vontade.
  • Luis
    06 out, 2017 Lisboa 14:10
    Pois é. Presos VIP. É mentira não existe descriminação em Portugal. Apenas o que há é cidadãos que são mais cidadãos que outros. Cambada de palhaços que evocam a Constituição só para aquilo que lhes interessa. O cidadão comum sujeita-se a qualquer cana correndo o risco de ter que apanhar forçosamente o sabonete. Os protegidos do regime têm direito na cana a dormir em lençóis lavadinhos com os seus queridos de livre vontade.
  • Mario
    06 out, 2017 Portugal 10:50
    O grande problema e exactamente esse * presos VIP * um preso e um preso por ter cometido um crime essa discriminação e a sociedade que a fabrica. para protecção de políticos e gestores que no final sao tanto criminosos como um qualquer.
  • País de reis
    06 out, 2017 Parede 10:37
    E o cuzinho lavado com água de rosas! Cai mal a decisão de que as melhorias nas condições das prisões comece pelos Vip. Procura-se preparar acomodação privilegiada para "aquele que sabemos" pois está na forja. Esperam-se receber muitos mais? E que tal primeiras preocupações serem com as melhorias de funcionamento como por exemplo contratar mais pessoal, dotar orçamento para melhores condições de trabalho, horários e equipamentos? E começar obras pelos estabelecimentos mais degradados? Creio seria mais correcto e aceitável na opinião pública. Assim só se cria a ideia de mais uma vez se estar a beneficiar os prevaricadores do sistema, sejam políticos ou das autoridades policiais. Mais uma vez o sistema a proteger os seus, mesmo quando caídos em desgraça por culpa própria. Sendo o custo do contribuinte não me parece bem este quadro de prioridades.
  • VARA E SÓCRATES
    06 out, 2017 Lx 10:34
    Lá terão os xuxas de deslocar-se para visitar o menino de oiro chamado Pinto de Sousa, o grande xuxalista que nos levou à ruína e que esperamos seja definitivamente engaiolado depois da acusação, pronúncia e julgamento. Ainda durará o processo cerca de mais 5 anos mas terá um fim e, nessa altura, o Silva Pereira e a tralha socialista que está neste governo podem alugar um autocarro com as corres dos xuxas e ir visitar este pulha que desgraçou o país mais os seus ministros xuxas de quem o pantomineiro Costa era o número dois e de quem nunca se ouviu uma palavra de afastamento das decisões do Pinto de Sousa...Fantástico país este que ainda vota nestas cores do socialismo pois estes só nos trazem bancarrotas e miséria. As esquerdas unidas contra o país

Destaques V+