Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedro Santana Lopes. "O Rei de Espanha foi tudo menos hábil"

05 out, 2017 - 22:29 • José Pedro Frazão

O antigo primeiro-ministro admite consequência económicas para Portugal se a Catalunha declarar independência de forma unilateral.

A+ / A-

O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes considera que o Rei Filipe VI de Espanha não foi feliz na sua comunicação aos espanhóis a propósito da crise catalã. O monarca criticou duramente as autoridades da região autónoma da Catalunha que promoveram um referendo sobre a independência.

"A intervenção foi tudo mesmo hábil no tempo e no conteúdo. Ele tem que estar do lado da unidade do Estado. Mas o seu pai sempre teve um gesto ou outro que demonstrou que era chefe de todo o Estado, incluindo no tempo da maior tensão com o País Basco e com outras regiões com problemas deste tipo", anota Santana no programa "Fora da Caixa" da Renascença.

O ex-primeiro-ministro acredita que o modelo federal " independentemente das diferenças das realidades autonómicas" seria a única solução que poderia evitar o ponto de ruptura em que a Catalunha se encontra. Santana Lopes admite impactos para Portugal decorrentes da crise catalã.

“Obviamente vai ter consequências, nomeadamente no plano económico. Politicamente é difícil de prever porque não sabemos até que ponto haverá ou não balcanização. Esperemos que não", remata o comentador social-democrata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    06 out, 2017 Portugal 10:57
    O brilhantina diz duas palermices e pensa que e o maior.... Sabe criticar pelo motivo que mais nada sabe fazer.
  • Luis
    06 out, 2017 Lisboa 06:58
    Que pena que Santana Lopes não possa ser candidato à sucessão de Filipe VI. Se pudesse de certeza que já estava a ponderar sê-lo.
  • Antonio
    06 out, 2017 Mirandela 02:00
    O dinheiro que a santa casa te paga torna o teu cérebro cinzento. Deixa esse cargo e vais ver que ficas melhor da tola. Querias um REI de Barcelona ??????

Destaques V+