Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispo de Vila Real. “A Igreja não é monstro, só Cabeça, só hierarquia”

05 out, 2017 - 15:12 • Olímpia Mairos

​D. Amândio Tomás escreve carta pastoral à diocese e incentiva os leigos a serem na Igreja o que devem ser: evangelizadores e protagonistas do mundo novo.

A+ / A-

Na carta pastoral sobre “As vocações, a catequese e a mensagem de Fátima”, enquadrada no Centenário das Aparições de Fátima, D. Amândio Tomás convida todos os diocesanos a entregarem-se a Deus, “em prol dos outros, mudando de vida, crescendo no amor a Cristo”, com o apelo “Não quereis oferecer-vos a Deus?”.

Segundo o bispo diocesano, “a fidelidade ao baptismo, que mergulha e enxerta no mistério de Cristo, é a raiz doutras vocações e missões” e “exige ser hoje melhor que ontem e amanhã melhor”.

Fazendo alusão ao ícone do Imaculado Coração, que é “amor doado”, D. Amândio Tomás aponta Maria como o “membro mais excelente da Igreja”, “exemplo e apelo à conversão e à consagração vocacional”, vocação esta que requer “fé” e “obediência” ao chamamento em favor do próximo e que faz dos cristãos “evangelizadores e protagonistas do mundo novo”.

D. Amândio sublinha na sua carta pastoral que a consagração vocacional assenta também no “exemplo dos pastorinhos, crianças inocentes, capazes de actos heróicos” e, por isso, é fundamental “apostar na Infância Missionária e na catequese e formação infantil”, porque, refere, “o que se aprende e vive na primeira infância permanece”.

“As crianças não são inúteis, nem irrelevantes, mas podem e devem ser protagonistas, e a alma e futuro do mundo novo. Elas trazem os pais a Cristo e à Igreja”, afirma o prelado.

Renovar a catequese juvenil e torná-la “mais atractiva”, um “encontro pessoal com Cristo, menos intelectual e mais catecumenal e mistagógica”, é também o desafio do bispo de Vila Real, “para que os adolescentes sejam atraídos por Jesus e conquistem outros, como fizeram os pastorinhos”.

Aos catequistas, o bispo incentiva a “ler o Documento da Conferência Episcopal: “Catequese: a Alegria do Encontro com Jesus Cristo”, e salienta a necessidade de formação e a importância do Centro de Cultura Católica da Diocese, “Escola da Fé”, para preparar agentes e consciencializar o Povo de Deus a “inovar e responder às necessidades do mundo novo com outras soluções”.

“Não chega a pastoral de há cinquenta anos. Recrutemos vocações, alimentemos o entusiasmo e capacitemos os leigos a serem na Igreja o que devem ser. A Igreja não é monstro, só Cabeça, só hierarquia, é o Corpo de Cristo, com muitas vocações, tarefas e missões. Há que pedi-las, recrutá-las, cultivá-las e formá-las”, observa D. Amândio.

A carta pastoral também não esquece a Família, “berço de vocações”, “escola de amor, de valores e relações”, referindo que esta “sempre precisará de cuidados a montante e a jusante” e a necessidade de a apoiar “na preparação dos jovens para o matrimónio, e guiando, acompanhando e integrando os casais, principalmente os mais frágeis, os separados e os seus filhos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+