Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mercado

Pai de Adrien. "Decisão da FIFA é injusta, aberrante e estúpida"

04 out, 2017 - 18:00

Manuel Silva, em entrevista a Bola Branca, dispara sem contemplações sobre a recusa da FIFA em validar a transferência do filho para o Leicester City. Progenitor do ex-capitão do Sporting assegura que o médio estará pronto para o Mundial 2018.

A+ / A-

Uma decisão "injusta", "aberrante" e "estúpida" da FIFA. O pai de Adrien Silva reage, em entrevista a Bola Branca, à recusa da FIFA quanto à validação do controverso processo de transferência do médio do Sporting para o Leicester City, que tanta tinta tem feito correr desde o encerramento do mercado de transferências de Verão.

Esta quarta-feira, 34 dias após o encerramento da janela de movimentações de jogadores, o Comité de Estatuto do Jogador da FIFA rejeitou o registo da inscrição do internacional português pelos "foxes", decisão que impede o atleta de alinhar pelos britânicos até 31 de Dezembro.

O processo da transferência prolongou-se 14 segundos para além da hora do encerramento do mercado. Ora, é com base nesse residual atraso, cujas explicações não foram ainda cabalmente prestadas por todas as partes envolvidas, que Manuel Silva aponta todas as armas ao organismo que tutela o futebol mundial.

O progenitor do ex-capitão leonino não esconde a indignação pelo fecho do processo mas, apesar da contestação, a realidade é que a Adrien Silva nada mais resta do que estar pronto para alinhar pelo Leicester já a partir do primeiro dia de 2018.

"Tenho de aceitar", começa por dizer, algo resignado mas com uma postura que se alteraria no discurso e tom de voz aplicado ao comentário que se seguiu.

"Acho que as pessoas que estiveram envolvidas nisto é que têm de pôr a mão na consciência. É uma situação injusta, completamente. É uma grande frustração, por apenas 14 segundos mas o que é que vamos fazer? Temos de aceitar e trabalhar para estar prontos a 1 de Janeiro", salienta, dando conta do estado de espírito do filho.

"Já falei com o Adrien e ele sente-se como alguém que queria jogar e que é impedido de o fazer por 14 segundos", assegura, criticando de forma aberta e dura aquilo que considera ser as prioridades da FIFA, liderada por Gianni Infantino.

"A FIFA é um organismo suíço e frio", atira, com ironia à mistura. "A FIFA está mais preocupada com os lucros do que com os jogadores. Neste caso, não estão preocupados com a situação do jogador. Se fosse por um atraso de cinco minutos, ainda admitia que tínhamos errado. Agora, por 14 segundos, quando sabemos como funciona a informática... é impressionante. Mas eu também percebo a posição deles. Se eles aceitassem [confirmar a transferência de Adrien Silva], há muitos outros casos que já aconteceram e eles seriam criticados. Acho que é uma coisa completamente aberrante. É mesmo estúpido", remata.

E o Mundial 2018? "Estará pronto para chegar em força a Junho"

A perspectiva desportiva mas, também, emocional de um pai que partilha da dor de um filho, leva Manuel Silva a acreditar piamente que, ao nível físico e mental, Adrien estará preparado para merecer a confiança de Fernando Santos e ser incluído nos 23 convocados da Selecção Nacional para o Mundial 2018.

Regressando aos relvados em Janeiro, o luso-francês vai muito a tempo de recuperar a boa forma física que o caracteriza e chegar a Junho em "ponto rebuçado".

"Mentalmente, [Adrien Silva] está preparado para regressar. É um jogador que faz parte do grupo e em quem o seleccionador confia. Regressando em Janeiro, estará pronto para chegar em força a Junho e ao Mundial", garante Manuel Silva.

Paçô ainda à espera do dinheiro da transferência

Manuel Silva é também o presidente da Associação Recreativa e Cultural de Paçô, o clube onde Adrien Silva começou a jogar e actuou até aos 13 anos.

A transferência do Sporting para o Leicester, por 20 milhões de euros, irá render uma verba ao emblema da freguesia do concelho de Arcos de Valdevez. Um montante ainda não quantificado, relativa aos direitos de formação do jogador.

É verdade, [a Associação Recreativa e Cultural de Paçô] ainda não recebeu esse dinheiro e ainda não sabemos quanto vai ser. O que preocupa mais, neste momento, é a situação do jogador. O resto não é o mais importante", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Raul Miranda
    05 out, 2017 Rio de Janeiro 14:30
    Lamentável é ver aqui comentários que veladamente ofendem pessoas, não sabendo na realidade de quem foi o atraso da inscrição do atleta. Para informação dos que se preocupam com os papagaios cuspidores e "papa"( inevitavelmente se advinha a sua cor clubística) o atraso foi do clube inglês.Se informem e depois comentem,fica-lhes muito melhor.
  • 04 out, 2017 23:02
    agradeçam ao vosso "papa" que por vingança não enviou os documentos a tempos e horas para quem devia. Quem paga é o rapaz que não pode exercer a sua profissão por causa da estupidez de um dirigente desportivo. cada clube tem o que merece.
  • Tiago Gomes
    04 out, 2017 Coimbra 21:41
    O mercado fecha a 31 de agosto, parece-me que até lá existiram algumas semanas para fazerem negócio... Porque só nos últimos minutos o fizeram???? Azares da vida....
  • Jorge Ribeiro
    04 out, 2017 Montijo 21:11
    va pedir responsabilidades ao papagaio cuspidor porque adiou a transferencia ate a propia da hora
  • Antonio
    04 out, 2017 Mirandela 20:16
    Quem é este senhor Manuel ??? E o que sabe de direito desportivo ????? Quem chega com 2 horas e 14 segundos de atraso.....espera o quê ????????????
  • joao
    04 out, 2017 Arcos de Valdevez 20:02
    Enfim , o comentário típico de um homem sem cultura e educação nenhuma. Estamos a falar de um senhor em que na nossa terra houve um leilão de uma camisola do adrien , de uma bola autografada do benfica, entre outros bens para fins solidários, e o senhor basicamente exigiu que a bola do Benfica fosse retirada, tamanha é a azia e cegueira que tem, obviamente que estava a tentar evitar o mais óbvio, a bola do Benfica rendeu muito mais que a camisola do filho, mas isso não interessa para nada o importante era ajudar quem precisava!!! um triste!!!
  • Francisco
    04 out, 2017 19:29
    há gente que se julga com direitos especiais, e este sr é o caso. Aceito que custará muito esta situação... mas todos os interessados sabiam as regras do jogo, porque as não cumpriram?. Porque é que este sr não vem para a Praça Publica atacar os responsáveis? Claro que é fácil atacar a FIFA (ninguém ligará)Agora atacar o responsável, não se atreve? será cobardia?.....
  • Helder
    04 out, 2017 Paços de Ferreira 19:29
    Acho muito bem esta decisão. Prazos são prazos. Desta vez são 15s. Da proxima são 15 min. Depois é na manhã seguinte. Depois é no mês seguinte. Têm até 31 de Agosto para as transferências. Não há necessidade nenhuma para aguardarem pela última da hora para fazer a transferência.
  • JAS
    04 out, 2017 Lisboa 19:18
    Este episódio do Adrien é uma sujeira defendo que deveria haver uma margem para além do prazo de por ex: 2 horas para evitar casos como este e não é virgem que por 14 segundos se impeça a inscrição dum atleta e se prejudique gravemente a sua vida. É por estas e por outras como diz o povo que eu detesto esta Europa dita civilizada!
  • Carlos Silva
    04 out, 2017 Amora - Seixal 18:59
    Este pai é, como todos os outros, cego quando toca aos interesses do filho. Mas regras e regulamentos existem para serem cumpridos!

Destaques V+