Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Viana do Castelo. Há cinco candidatos a deitar abaixo o Prédio Coutinho

03 out, 2017 - 15:13

O prazo para apresentação de propostas para a empreitada de domolição terminou esta terça-feira e a escolha da vencedora deverá ser anunciada pelo júri do concurso dentro de cerca de duas semanas.

A+ / A-

Cinco empresas apresentaram propostas ao concurso público para a empreitada de demolição do prédio Coutinho, um imóvel de 13 anos em Viana do Castelo, disse à agência Lusa fonte da Viana Polis.

De acordo com a fonte da sociedade que gere o programa Polis da capital do Alto Minho, o prazo para apresentação de propostas terminou às 00h00 desta terça-feira e a escolha da vencedora deverá ser anunciada pelo júri do concurso "dentro de cerca de duas semanas".

O edifício Coutinho - também conhecido como prédio Jardim - está situado em pleno centro histórico da cidade, tendo a sua demolição prevista desde o ano 2000, ao abrigo do programa Polis, para ali ser construído o novo mercado municipal.

Os trabalhos não se concretizaram, ao longo destes anos, devido a acções judiciais interpostas pelos moradores, num diferendo entretanto ultrapassado.

A empreitada de demolição do prédio Coutinho foi lançada a concurso público no dia 24 de Agosto, por 1,7 milhões de euros, através de anúncio publicado em Diário da República.

Na altura, à Lusa, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, disse que a operação de demolição avançará no primeiro trimestre de 2018.

"Neste momento, estão reunidas todas as condições técnicas e jurídicas para iniciar a demolição do prédio Jardim [vulgarmente conhecido como prédio Coutinho]. O concurso público da empreitada está a decorrer e a previsão é que os trabalhos arranquem durante o primeiro trimestre de 2018", disse o autarca socialista.

José Maria Costa adiantou que a empreitada "tem um prazo de execução de nove meses, estando previsto para o final de 2018/princípio de 2019 o início da construção do novo mercado municipal da cidade, orçado em três milhões de euros".

Referiu ainda que a obra de construção do novo mercado municipal, no local onde hoje está implantando o prédio, "está incluída nos planos de reabilitação urbana de Viana do Castelo e que será candidatada aos fundos comunitários".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Silva
    01 mai, 2018 Afife 18:42
    Feio e muito triste é ver por todo o lado gente sem abrigo! Tenho vergonha de ser português! Tenho vergonha que esta canalha de desgovernantes que nos trata como pretos, tenha sido eleita! Há mais de 4 decadas que o 25 de Abril acabou e agora estamos na mão de ablidosos corruptos e delinquentes da pior espécie! Em quem o povo confiou e foi sempre enganado!
  • João Pestana
    05 out, 2017 viana 22:51
    Não sei porque vão pagar para demolir o mamarracho. Viana está cheio de meliantes que por meia sagres deitam o edifício abaixo num piscar de olhos. É só gandulos nesta cidade.
  • Bela
    03 out, 2017 Coimbra 22:52
    Juízo têm os americanos.É para demolir? Deitasse a abaixo! No raio deste país, temos MONOS e MAMARRACHOS, sobretudo obras privadas, em quase todos os centros urbanos, que não servem para nada. Se fossem demolidos era um benefício para o meu ambiente e olhos de quem é obrigado a vê-los diariamente.
  • Vianense
    03 out, 2017 Viana 16:12
    13 anos, não! 13 andares e mais de 40 anos
  • JIHADISTA JÁ
    03 out, 2017 Lx 15:35
    O melhor é chamar um jiadista que ele faz isso barato a troco de asilo pois sabe da matéria e tem experiência nos países de origem...

Destaques V+