Tempo
|
A+ / A-

Ângelo Correia defende saída de Passos. Rio? "Agrada-me"

03 out, 2017 - 13:55 • André Rodrigues

O antigo ministro e histórico dirigente do PSD defende, ainda, que antes de escolher nomes, "é essencial" que o PSD se defina e saiba "o que representa, quem representa e como representa".

A+ / A-

Ângelo Correia diz que a possibilidade de Rui Rio ser candidato e assumir a liderança do PSD lhe "agrada", mas adverte que "pode haver outras pessoas" a avançar, "possivelmente", nomes mais próximos a Passos Coelho.

O antigo ministro e histórico dirigente do PSD diz compreender Passos não se demita de imediato, mas mostra que prefere o afastamento do líder ao defender que, caso se decida pela recandidatura nas próximas directas, "a situação é mais difícil para ele [passos Coelho] e para o partido".

Ângelo Correia defende, ainda, que antes de escolher nomes, "é essencial perceber o que é que o PSD vai ser" e pede, assim, "rigor" e "clareza" para que o partido saiba "o que representa, quem representa e como representa".

Estava à espera do resultado do PSD nas autárquicas, o pior resultado de sempre em eleições autárquicas?

Eu julgava que o resultado ia ser mau. Mas foi pior do que eu pensava.

Passos Coelho tomou a decisão correcta ao não sair de imediato, mas admitindo que pode não se recandidatar à liderança?

Eu estou convencido que ele já tirou ilações. Aliás, Passos Coelho disse-nos duas coisas: primeiro, que assumia responsabilidades, o que é positivo. Em segundo lugar, que não se vai demitir. Ou seja, talvez esteja em cima da mesa uma decisão do género 'eu termino o meu mandato até ao próximo congresso, mas não me candidato a nova liderança'. Se esta for a opinião e a posição de Passos Coelho, é compreensível e é correcta. Se for outra, isso é diferente. No caso de ele querer recandidatar-se à liderança, a situação é mais difícil para ele e para o partido.

Rui Rio tem sido cada vez mais apontado à liderança do PSD, um cenário que parece ganhar redobrada força após o mau resultado autárquico. Teria o seu apoio?

Agrada-me, mas pode não ser o único. Pode haver outras pessoas a candidatar-se.

Oriundas do círculo mais próximo de Passos Coelho?

Possivelmente.

Luís Montenegro, por exemplo?

Não vou fazer comentários sobre situações hipotéticas, mas reconheço que podem existir essas situações hipotéticas. O que esteve em causa nestas eleições não tem a ver unicamente com a liderança unipessoal de Passos Coelho. O que está em causa é o posicionamento, a maneira de fazer política, o pensamento do partido, o que o partido sente sobre o país, como o partido comunica com o país, como o partido representa os cidadãos. Essas são as questões que estão em aberto. Se, nos últimos tempos, elas foram mal desempenhadas, a culpa não é só de Passos Coelho, mas também de quem o secundou e apoiou as decisões do líder.

Do seu ponto de vista, a mudança no PSD não está nas mãos da linha mais próxima da actual liderança. Que outros nomes podem corporizar essa mudança?

Eu acho que, antes do mero nominalismo, é essencial perceber o que é que o PSD vai ser. O partido precisa de ter o rigor suficiente para se definir com clareza, sabendo o que representa, quem representa e como representa. Sem fazer esse exercício, corremos o risco de estarmos à procura de nomes sem resolver o que está verdadeiramente em causa, que é saber o que pensa o partido e o que quer para o país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AA
    04 out, 2017 LX 16:10
    ESTE ÂNGELO CORREIA É UMA NULIDADE. QUE EU SAIBA FOI ELE UM DOS GRANDES DEFENSORES DO PASSOS. OU JÁ SE ESQUECEU? O PSD MORREU HÁ MUITOS ANOS.
  • AA
    04 out, 2017 LX 13:14
    AQUI HÁ CENSURA.
  • 03 out, 2017 22:49
    Este senhor e outros barões " como ele é que estão a roer e destruir o partido. Acredito que para refundar o partido só alguém desligado dos barões assinalados e comece por fazer uma lavagem radical e de alto a baixo. Depois sim poderemos ver o partido renascer. Será uma transformação demorada, pelo que desengane-se do contrário.
  • luis
    03 out, 2017 lisboa 17:21
    Há muito que o PSD está transformado numa pocilga. Ninguém está minimamente preocupado com o Partido e muito menos com o País. É demasiado evidente que o partido foi tomado de assalto por uma corja de desqualificados que a única coisa que os preocupa e os faz mexer é o tacho. Parecem autênticos leitões avidos por teta. Destruíram o partido por muitos anos. Quem vier a agarrar o partido vai ter uma tarefa árdua. A limpeza vai ter que ser geral. Há demasiada gente que apesar de jovem está demasiado desacreditada. Por sua vez a "velharia" ou os "barões" também já cansaram tudo e todos pois já se arrastam há dezenas de anos saltitando de tacho em tacho. Os próximos anos não vão ser fáceis e não seria mal pensado a criação de um novo partido para ocupar o lugar que o PSD sempre ocupou. Só que ninguém tem coragem para tal pois velhos e novos só querem é tacho. A Geringonça salvou o sistema político. Se não tivesse sido criada a Geringonça o PS estaria na mesma situação que o PS. Por muito que a direita não goste a Geringonça veio refrescar o sistema pois de outra forma o descrédito dos Portugueses para com a classe política seria muito maior.
  • Joel Barbosa
    03 out, 2017 Viana do Castelo 16:43
    Onde esteve o Sr. Angelo Correia, dito histórico dirigente sem que se saiba o que dirigia/dirigiu/dirige ou a quem durante estes anos todos? Que fez pelo partido durante estes muitos últimos anos para se arrogar o direito de falar ex cathedra? Qual é a sua social democracia? Quem o nomeou tutor, conselheiro, advogado deste ou doutro dirigente do PSD, passado presente ou futuro? Onde esteve nos anos negros da crise? Que apoio deu ao partido ou/e ao governo de Passos Coelho para enfrentar a crise? Palpites e mais palpites, o homem até fala com fluência... e depois?! Não seria melhor ocupação "dar baho ao cão"?!
  • Palma
    03 out, 2017 Colónia 16:40
    Rui Rio não avançou porque é cobarde e isso é mau para a politica. Politicos cobardes tomam sempre as decisões erradas, as que lhes são impostas.
  • António da Silva Per
    03 out, 2017 VILA NOVA DA BARQUINHA 16:26
    Estes "barões" do PSD deixam-me triste. O normal na humanidade é cada um ajudar a defender os da sua família. Só no PSD é que há uns "sábios" cuja tarefa é deitar abaixo os seus, mesmo os seus mais ilustres, como é o caso do Dr. Pedro Passos Coelho. Como tem sido maltratado! Como Portugal esqueceu depressa a situação difícil em que o país se encontrava e como PPC travou a descida para o abismo.
  • 03 out, 2017 16:24
    os vampiros começam a aparecer
  • jeronimo
    03 out, 2017 LISBOA 16:22
    O Rui Rio não presta para o PSD.No porto não aturou o P da Costa foi uma coisa boa para os benfiquistas, quanto ao resto nada se sabe
  • Mafurra
    03 out, 2017 Lisboa 16:21
    O PSD transformou-se num copo de água. Inodoro, insípido e incolor. Mas serve para matar a sede de Poder...

Destaques V+