Tempo
|
A+ / A-

Nobel da Física para investigadores de ondas gravitacionais

03 out, 2017 - 10:54

Distinção foi atribuída a Rainer Weiss, Barry Barish e Kip Thorne por descobertas antecipadas por Einstein há um século.

A+ / A-
Dois minutos para ficar a saber o que são ondas gravitacionais
Dois minutos para ficar a saber o que são ondas gravitacionais

Veja também:


O prémio Nobel da Física foi atribuído a três cientistas pela sua "decisiva contribuição para o detector de LIGO e a observação das ondas gravitacionais".

O galardão foi atribuído aos três investigadores, mas não de igual forma. Metade do prémio vai para Rainer Weiss, enquanto a outra metade é dividida entre Barry Barish e Kip Thorne.

Para o Comité Nobel, "está-se perante algo totalmente novo e diferente, que abre mundos até agora insuspeitos".

Rainer Weiss é alemão, tem 85 anos. Os outros dois galardoados são norte-americanos. Barish tem 81 anos e Thorne 77.

As onda gravitacionais já tinham sido sido previstas por Einstein há 100 anos na sua teoria da relatividade, mas só recentemente foi possível registá-las. Foram detectadas pela primeira vez em Setembro de 2015, pelo Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO), nos Estados Unidos, cujos dois detectores laser gigantes tinham finalmente medido pequeninas distorções no espaço-tempo provocadas pela colisão de dois buracos negros há 1.300 milhões de anos.

Depois disso, as ondas gravitacionais foram detectadas mais três vezes, a última anunciada apenas há cerca de uma semana.

Ao telefone na cerimónia de anúncio do Prémio Nobel, Rainer Weiss disse o que sentiu quando detectaram as ondas gravitacionais pela primeira vez: “Muitos de nós não acreditávamos. Levámos dois meses a convencermo-nos. Agora ninguém duvida que as detectámos.”

As ondas gravitacionais são ondulações extremamente fracas no tecido do espaço e do tempo, geradas por alguns dos eventos mais violentos do universo. As ondas foram detetadas pelos laureados na sequência de uma colisão de dois buracos negros a cerca de 1,3 mil milhões de anos-luz de distância.

O prémio tem o valor monetário de nove milhões de coroas suecas (cerca de 933 mil euros).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Saraiva
    03 out, 2017 Viseu 12:11
    o valor do prémio é isento de IVA?...IRS ou IRC?

Destaques V+