Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Radioactividade de Fukushima detectada a muitos quilómetros da central

03 out, 2017 - 09:10

Césio radioactivo libertado durante o desastre na central concentrou-se nas areias e tem estado a escorrer para o oceano.

A+ / A-

Resíduos radioactivos do acidente com a central nuclear de Fukushima, no Japão, foram descobertos em areia e água subterrânea de praias a quase cem quilómetros de distância da instalação afectada pelo terramoto de 2011, revela um estudo publicado esta terça-feira.

Césio radioactivo libertado durante o desastre na central, atingida pelo maremoto provocado pelo abalo de terra, concentrou-se nas areias e tem estado a escorrer para o oceano.

Nas semanas a seguir ao desastre, que ocorreu a 11 de Março de 2011, césio 157 foi levado pelas correntes marinhas e acumulou-se na costa, onde se manteve agarrado à areia na mistura subterrânea de água doce com salgada.

Marés recentes soltaram aquele elemento radioactivo, que rodeado de água salgada deixa de estar agarrado à areia.

"Não era esperado que os níveis mais elevados de césio na água do mar fossem encontradas a muitos quilómetros de distância, em vez de no porto da central de Fukushima", afirmou Virginie Sanial, uma das autoras do estudo publicado no boletim da Academia Nacional das Ciências norte-americana.

Com metade dos 440 reactores nucleares no mundo localizados em zonas costeiras, esta fonte de contaminação radioativa persistente "precisa de ser tida em conta no controlo de centrais e em cenários de acidentes futuros", afirmam os autores do estudo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+