Tempo
|
A+ / A-

​Rui Rio prepara candidatura, PSD espera por Passos para acelerar calendário

03 out, 2017 - 08:19 • Eunice Lourenço , Paula Caeiro Varela

Reunião do Conselho Nacional social-democrata analisa eleições autárquicas e pode acelerar processo eleitoral do partido.

A+ / A-

Rui Rio deve avançar com uma candidatura à liderança do PSD depois do Conselho Nacional do partido que se reúne esta terça-feira à noite para analisar os resultados das eleições autárquicas de domingo. O antigo presidente da Câmara do Porto reuniu-se ontem à noite com várias figuras do PSD em Azeitão, no distrito de Setúbal, e, numa declaração do Diário de Notícias, assume que vai continuar a fazer contactos.

“O que era notícia é que eu não falasse com ninguém nesta altura”, diz Rui Rio. Todos os sinais que Rio tem dando é de que avança, finalmente, para uma candidatura a presidente do partido e, no PSD, tanto entre apoiantes como entre quem não gostar do ex-autarca, já ninguém compreenderia que não avançasse. Recorde-se que, nos últimos dez anos, o nome de Rui Rio tem sido várias vezes apontado como provável candidato a presidente do PSD, mas em várias ocasiões acabou por recuar.

Uma dessas ocasiões foi na sucessão a Luís Filipe Menezes, em que acabou por avançar Manuela Ferreira Leite, que agora é uma das principais mobilizadoras de uma candidatura de Rio e foi a primeira voz social-democrata que, logo no início da noite de domingo, pediu a saída de Pedro Passos Coelho.

Perante o resultado das eleições autárquicas, Passos Coelho acabou por anunciar que pode não se recandidatar à liderança no processo eleitoral que o partido vai iniciar e que agora pode acelerar.

O conselho nacional desta terça-feira deveria servir para analisar as eleições autárquicas e, depois, em Novembro, haveria uma nova reunião do principal órgão do partido entre congressos para, então, marcar o calendário das eleições directas e do congresso que, de acordo com os estatutos, deveriam ocorrer no início do próximo ano. O PSD tem congressos ordinários de dois em dois anos, antecedidos por eleições directas.

Entre os vários dirigentes sociais-democratas contactados pela Renascença, ninguém tem certezas sobre o que irá fazer o actual líder, que na segunda-feira, à saída do Palácio de Belém, disse que o seu processo de reflexão estava “a decorrer bem, muito obrigado”. A dúvida é não só se se recandidata ou não, mas também se anuncia já no conselho nacional ou espera pelo dia seguinte.

Também em espera há Luís Montenegro, o ex-líder parlamentar, que pode avançar para uma candidatura caso Passos não o faça. Montenegro estava a contar com um calendário diferente, em que Passos e Rui Rio concorreriam às directas de 2018 e ele teria dois anos para preparar o seu caminho, tanto no trabalho junto das estruturas distritais, como numa estratégica de descolamento de Passos Coelho, de quem foi líder parlamentar durante os anos da troika e até ao Verão deste ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Serrano
    03 out, 2017 Serra 21:52
    "OS BARÕES" já se reuniram. Quando entrei na Social Democracia aprendi o seguinte (SERVIR e não SERVIR-ME). Perante este quadro só ALERTO os tais BARÕES, o PPP/PSD não é uma Instituição Particular, mas sim dos Sociais Democratas, porque no fundo são em maior número do que os Militantes. Espero e desejo que não aconteça ao PPP/PSD o que aconteceu ao PRD nos finais dos anos 90. CUIDADO com R.. R.., depois não digam que eu não alertei.
  • mendes
    03 out, 2017 braga 13:34
    o problema do psd e nao ter nada para oferecer porque a esquerda promete tudo -a esquerda tem abilidade para enganar o povo coisa que o psd nao tem os sindicatos sao a muleta da esquerda a comunicacao social e os jornalistas estao na mao do ps todos os dias anunciam boas noticias mas escondem as mas -sobre os problemas do povo nao falam --falam do aumento das penssoes e do ordenado minimo mas nao falam do aumento do custo de vida nunca ouvi ninguem perguntar ao costa porque e que retem o 13 mes dos reformados durante 1 ano nem perguntar lhe se o aumento das penssoes compensa o aumento da banana e do tomate -ainda ontem o banco de portugal anunciou o aumento da divida publica e a comunicacao social nao deu nenhum relevo a isso lamentavel esta cs incluindo a rr que tambem esta ao servico do ps
  • Eborense
    03 out, 2017 Évora 12:41
    Se Portugal acolheu o político mais corrupto de todos os tempos e que deixou o País na bancarrota, porque não há-de acolher quem, mal ou bem, o tirou de lá.
  • 03 out, 2017 ranholas 10:29
    O coelho vai para a toca e esconde-se ou emigrará?
  • TUGA
    03 out, 2017 Lisboa 09:48
    Vamos ter mais do mesmo. O PSD de há anos a esta parte é maçónico, ou seja, uma fábrica de tachos, o horizonte brilhante para incompetentes poderem ser alguém na vida. Esta vampiragem está no PSD para se servirem do partido, É uma saco de gatos onde todos se arranham para chegarem ao tacho. O há uma enormíssima vassourada resolve ou então extingue-se. Precisamos de um novo partido de gente séria e competente que defenda a nossa raça, a nossa cultura, a nossa identidade e recupere a nossa soberania entretanto vendida. Até lá é mais do mesmo, comem-se uns aos outros.
  • Antonio
    03 out, 2017 Vale de Cambra 09:40
    Esperem que ele encontre algum país que o acolha !! não se empurra um inútil , o que é que ele vai fazer ?

Destaques V+