Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Assunção Cristas vota e lembra quem lutou pelo direito ao voto

01 out, 2017 - 09:23

A presidente do CDS-PP foi a primeira líder a votar. Eram cerca das 08h45.

A+ / A-

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, votou, este domingo, cerca das 08h45, em Lisboa, dando "o sinal de que é um dia longo", com "muitas horas para votar", e sublinhando que muitos lutaram pelo direito de voto.

"Aquilo que eu queria dizer nesta hora matutina é que muitas mulheres e muitos homens lutaram em Portugal e em todo o mundo para todos hoje podermos exercer o direito de voto", afirmou Assunção Cristas aos jornalistas.

Após votar, na Escola Secundária do Restelo, a líder centrista explicou que foi votar cedo para "dar o sinal de que é um dia longo" e "é possível as pessoas organizarem-se para fazerem tudo o que querem e também passarem pela assembleia de voto".

"Há muitas horas para votar. É possível fazer-se tudo e também passar pela mesa de voto", sublinhou.

A líder do CDS declarou que votar é um "direito mas é também um dever" e que "é rápido" exercê-lo.

"Hoje é um bocadinho mais longo, porque são três boletins, mas é rápido", declarou, sublinhando que "hoje é um dia muito importante, todos os dias de eleições são muito importantes".

Assunção Cristas votou acompanhada do marido e disse que passará o dia em família, seguindo da assembleia de voto para casa e depois para a missa.

As urnas das eleições autárquicas abriram hoje às 08h00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos.

Nos Açores, as urnas abrem e fecham 60 minutos depois das mesas do continente, devido à diferença horária de menos uma hora.

Mais de 9,4 milhões de eleitores (9.412.461 eleitores inscritos) podem votar hoje nas eleições autárquicas para eleger os 308 presidentes de Câmaras Municipais e os presidentes das 308 Assembleias Municipais.

Os eleitores votarão ainda para eleger 3.091 presidentes das Juntas de Freguesia (na ilha do Corvo, nos Açores, o concelho com menos eleitores, o executivo municipal desempenha também as competências atribuídas à freguesia).

As mesas de voto vão funcionar até às 19h00.

CDS, PSD, PS, Bloco e PCP unidos no apelo ao voto
CDS, PSD, PS, Bloco e PCP unidos no apelo ao voto
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pois!
    01 out, 2017 lx 17:59
    estava na barriga da mãe e já lutava pelo direito ao voto!...A super mulher da demagogia! Melhor do que ela não existe! E com esta noticia, a RR a fazer campanha partidária pela sua favorita, em dia de eleições!
  • João
    01 out, 2017 LX 11:39
    Muitas mulheres e muitos homens lutaram para que este dia fosse possível. Mas o partido que ela faz parte e representa, esta fora dessas fileiras. As barricadas que esses Homens e Mulheres enfrentaram e derrubaram estavam guarnecidas por muitos elementos do partido que ele representa. Ainda hoje não esta explicado a relação do cds e do CODECO.
  • Jose
    01 out, 2017 Portugal 11:30
    Como é q alg. Q nasceu em 1974 pode dizer q lutou pelo direito de votar ? Os seuspais talv .mas ela ?Demagogia no seu pior mas ainda mais dramático é vir de uma pessoa q se diz católica praticante pelo q não deveria nem mentir nem manipular ....
  • LEÃO DE ALVALADE
    01 out, 2017 LISBOA 10:51
    Meu caro Magalhães....ela tem como slogan "a nossa Lisboa", mas nasceu em Luanda, e tem casas onde quer.!!! Talvez resida em "parte incerta"!!
  • Leão de Alvalade
    01 out, 2017 lisboa 10:27
    Curioso a RENASCENSA saber que o 1º Ministro já votou e vir com esta notícia bombastica de PRIMEIRA PÁGINA sobre o voto e declarações da senhora Cristas. ISTO É PROPAGANDA ELEITORAL EM DIA DE ELEIÇÕES, (gato escondido com rabo de fora. !!!! Estamos conversados.
  • Jose Magalhaes
    01 out, 2017 Lisboa 10:13
    Mas esta Sra onde nasceu? Vive em Lisboa ou mudou-se para Lisboa?? Não vive no Algarve? As fotos publicadas na Internet são na maioria tiradas no Algarve,... ou na Golegã ! Afinal, onde reside ?
  • Antonio
    01 out, 2017 Mirandela 09:58
    Não sei porque sim nem porque não. Mas tenho a sensação ao ouvir "ESTA SENHORA" falar , que ela está convencida que descobriu a pólvora e mais umas quantas descobertas e que pensa que vive num País de trouxas. Já o mentor dela em 2000 e poucos, disse que o Povo Português era parvinho porque não votou nele. Que Deus nos ajude.

Destaques V+