Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Daniel Bacelar, o primeiro “rocker” de Portugal

30 set, 2017 - 15:30

Aos 17 anos, venceu a primeira edição do concurso "Caloiros da Canção", na Renascença. Morreu na sexta-feira aos 74 anos. Funeral realiza-se no domingo, a partir da Basílica da Estrela.

A+ / A-

Daniel Bacelar, também conhecido por "Ricky Nelson português", morreu na sexta-feira, vítima de doença oncológica.

Vencedor do concurso da Rádio Renascença “Caloiros da Canção”, em 1960, foi autor do primeiro tema “rock” gravado em português: "Fui Louco Por Ti" (do mesmo ano).

Daniel Bacelar, fã de Ricky Nelson e conhecido também como "Ricky Nelson português", assinou ainda “Nunca” e “Marcianita”, um das suas canções mais conhecidas.

Durante a década de 1960, fez várias “matinées” no Teatro Monumental, em Lisboa, e participou no "Concurso Tipo Shadows", no Cinema Roma, em 1963.

Mais recentemente, em 2009, foi convidado por Rita Redshoes, cantora e compositora, para subir ao palco e cantar consigo "Lonesome Town", um clássico de Ricky Nelson dos anos 1950.

À agência Lusa, confessou-se “sensibilizado”, porque “este tipo de partilha de gerações não é habitual em Portugal”.

“Nunca imaginei que alguém se lembrasse de mim, sobretudo uma 'miúda' dos anos 2000, de quem sou fã, mas que desconhecia que apreciava Ricky Nelson”, disse também.

O corpo de Daniel Bacelar, considerado o grande pioneiro do rock em Portugal, vai estar na Basílica da Estrela a partir das 17h00 deste sábado, estando a cremação prevista para as 16h00 de domingo, no cemitério do Alto de São João.

O compositor e cantor participou ainda no documentário de Eduardo Morais "Meio Metro de Pedra", a primeira produção independente sobre a contracultura do rock n'roll português desde o final da década de 1950, produzido em 2011.

Uma das suas últimas aparições públicas foi na apresentação do livro do jornalista Luís Pinheiro de Almeida "Biografia do ié-ié", apresentado em 2014, em Lisboa.

Ainda em 2009, o grupo brasileiro Autoramas resgatou uma canção de Daniel Bacelar para o seu repertório, "Se eu enlouquecer", que se tornou num dos êxitos do seu EP "Brasil na CEE".

Na discografia de Daniel Bacelar destacam-se também canções como "Tenha Pena", "Sem Ti", "Porque Será", "Um Mundo sem Amor".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+