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​Projecto Nónio arranca na Renascença e em 70 sites de comunicação social

28 set, 2017 - 08:00

Iniciativa de segmentação de audiências tem vantagens para os utilizadores e contribui para a viabilidade financeira da indústria de conteúdos “online”.

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Seis dos principais grupos de comunicação social, entre os quais o Grupo Renascença Multimédia, lançam esta quinta-feira o projecto Nónio, uma ferramenta de segmentação de audiências pioneira no mundo.

A iniciativa, que junta o Grupo Renascença Multimédia, a Impresa, a Cofina, a Global Media, a Media Capital e o “Público”, responsáveis por 70 sites que reúnem 85% da audiência nacional de internet, tem como objectivo reforçar a presença dos media nacionais no mercado publicitário digital, face ao domínio de actores globais como o Google e o Facebook.

Os sites associados ao Nónio, entre os quais o da Renascença, vão pedir aos utilizadores que façam “login” antes de acederem aos seus conteúdos. Desta forma, é possível direccionar a publicidade de acordo com as preferências dos utilizadores.

Ganham todos: ganham os utilizadores, que deixam de ver publicidade que não lhes interessa; ganham os media, que conhecem e servem melhor o seu público; e ganham os agentes do mercado, que podem desenvolver campanhas publicitárias mais eficazes e certeiras.

Os utilizadores vão ser convidados a fazerem um registo e a aceder através de um “login”, que permitirá conhecer o seu histórico de hábitos de consumo. Uma vez feito o “login”, o utilizador está registado nos sites de todos os grupos participantes no Nónio.

A implementação da ferramenta vai começar esta quinta-feira, 28 de Setembro, através de um convite aos utilizadores dos sites dos grupos envolvidos para que se registem. Nesta fase vão ser pedidas apenas duas informações: sexo e idade. No início de 2018, o acesso aos conteúdos dos sites do Nónio só será possível depois de feito o “login”.

O Nónio é desenvolvido pela Plataforma de Media Privados e é apoiado com 900 mil euros atribuídos pelo fundo de inovação da Google – Digital News Initiative (DNI). O projecto está a ser estudado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pela sua inovação, e a despertar o interesse de associações de media na África do Sul, Canadá, Holanda, entre outras.

Sinal “excelente”

O mercado saúda a iniciativa dos meios de comunicação social portugueses. “É um sinal excelente dos meios portugueses contra o domínio dos grandes meios internacionais”, como a Google e o Facebook, que captam 70% do investimento publicitário no meio digital português, diz Tiago Simões, director de marketing do Continente.

Consumidores vão ter "vantagens" com o Nónio
Tiago Simões: consumidores vão ter "vantagens" com o Nónio

Para as marcas, afirma Simões, é uma “vantagem enorme” poder garantir que a publicidade a um produto atinge o público-alvo a que se destina. “Vamos conseguir perceber quantas pessoas estão do lado de lá, quem são essas pessoas. O consumidor vai também ter vantagens grandes em ter uma identidade única na navegação dos diversos sites nacionais que aderem à iniciativa”, defende.

Bruno Almeida, director de marketing da Unilever Jerónimo Martins, diz que a iniciativa é “bem-vinda” porque aumenta a “eficiência” das campanhas de publicidade e “minimiza o desperdício”. Outra “grande vantagem” é a “capacidade de planeamento integrado e articulado entre diferentes ‘publishers’ [meios de comunicação] em vez de se tratar de cada um de forma isolada”.

Pedro Baltazar, presidente do Conselho de Administração da agência de Meios Nova Expressão, destaca o aumento da confiança no destino das campanhas. A passagem da quantidade para a qualidade da audiência é também assinalada: “É essa a grande diferença. Temos que ir para a qualidade.”

Nónio é "um projecto muito bem recebido" pela indústria publicitária
Pedro Baltazar: Nónio é "um projecto muito bem recebido" pela indústria publicitária

O Nónio, diz Pedro Baltazar, “é um projecto muito bem recebido em termos de indústria”. Defende que os meios de comunicação social portugueses já deviam ter dado este passo contra a queda do investimento publicitário verificada nos últimos anos. “Cada dia que passa é um dia em que se vai perdendo algum investimento para os ‘players’ internacionais”, reforça.

“É uma iniciativa não só importante, mas muito inovadora”, sublinha Luís Mergulhão, CEO da OMNICOM Media Group. “É a primeira vez que um grupo tão alargado de órgãos de comunicação social decidem juntar-se em questões directamente viradas para o negócio. E juntaram-se numa área de futuro, o digital.”

Nónio é "uma iniciativa muito inovadora" na comunicação social portuguesa
Nónio é "uma iniciativa muito inovadora" na comunicação social portuguesa

“Estamos a dizer que este sector já está na maioridade, que tem, para além da dimensão, bastante consistência e um valor incontornável”, aponta Mergulhão. O Nónio, conclui, é um “sinal de grande vitalidade” da comunicação social portuguesa.

Comentários
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  • Lois
    05 out, 2017 Mafra 05:25
    Eu já deixei de ver TV há mais de 1 ano por causa dos anúncios, desisti da TV cabo pois estava a pagar para ver anúncios e ainda estou vivo passados mais de 12 meses, desta vez vou deixar de aceder a cerca de 70 sites, um dias destes serão 700 provavelmente, mas penso que irei sobreviver com os restantes. É inaceitável que a cada dia que passa as empresas queiram saber tudo e mais alguma coisa sobre mim, não aceito viver sem a minha preciosa privacidade e sem estar constantemente a ser bombardeado com publicidades. Quando quero alguma coisa pesquiso no Google, e acho, não preciso de estar constantemente a ser bombardeado.
  • Victor
    30 set, 2017 Lx 12:29
    Outros sites haverá que não obriguem a 'logins' e a controlo nem que sejam estrangeiros, quando isso começar os sites aderentes julgo que perderão muitos visitantes. Pessoalmente irei apagar os links dos favoritos e procurar alternativas.
  • Horacio
    30 set, 2017 Lisboa 06:05
    Mais uma porra para atrapalhar a pessoas . E ajudar as empresas a vender produtos . Isto já acontece nos Estados Unidos e é uma porcaria .anuncios constantes que e pop ups .e pior as páginas ficam lentas .o único motivo que venho a este site é exatamente por não ter estas porcarias e de não ter de fazer logins e ter passwords etc. quando isso acontecer adeus e menos um .acho que as pessoas devem proteger a sua privacidade não terem os seus hábitos seguidos por companhias que depois usam essa informação para sabe se lá que.,já ouvi casos onde o perfil da pessoa pode ser comprado num site e qualquer um fica a saber que sites frequenta qual são os seus interesses o que posta on-line em fim tudo .imaginem por exemplo um vizinho ou o seu patrão descobrir que fica no internet até altas horas da noite a ver pornographia por exemplo .o que anda a pesquisar outro emprego. Um sujeito na América foi despedido porque o patrão acessos uma pagina dele no internet onde ele falava de política .que acabou por ser contrária a do patrão.outro foi despedido porque disse que estava doente e tirou o dia de folga o patrão descobriu que era mentira quando foi ao facebook dele . Cuidado com os conteúdos e a entrega de informação.
  • manuela Florença
    28 set, 2017 Caniço, Madeira 22:18
    boa noite, parabéns pelo vosso trabalho, todas as manhãs, e partes da tarde depois das cinco horas, desde que vá a conduzir eu ouço vos, por acaso hoje parte da manhã eu ouvi a Carla a falar, sobre este novo nónio, por acaso tive a curiosidade vir ao facebook da rr , andar a pesquisar, continuação duma boa semana até a próxima. já agora tenho o prazer de vos comunicar, que de vez enquanto eu riu me com vocês , derivado das brincadeiras , que contam na rrenascença,continuam assim, beijo para todos vc,,

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