Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU alerta para novos relatos de violência sexual contra minoria rohingya

27 set, 2017 - 21:01

William Lacy Swing declarou-se "chocado e preocupado" com relatos conhecidos no Bangladesh.

A+ / A-

O director da agência de migrações da ONU alerta para o aumento de relatos de violência sexual contra a minoria muçulmana rohingya, em fuga em massa da Birmânia nas últimas semanas.

William Lacy Swing, director-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM) declarou-se "chocado e preocupado" com os relatos de violência sexual e de género feitos por elementos rohingya recentemente chegados a Cox's Bazar, no vizinho Bangladesh.

A OIM está a coordenar a resposta humanitária ao êxodo de cerca de 480 mil pessoas que chegaram a Cox's Bazar em cerca de um mês, desde 25 de Agosto.

Em comunicado, a agência especializada das Nações Unidas indicou que médicos da OIM têm tratado dezenas de mulheres que sofreram "violentas agressões sexuais" desde Agosto, mas acrescentou que tais números representam provavelmente apenas uma "pequena parte" dos casos existentes.

Segundo Swing, "a violência e os abusos de tais proporções nunca são totalmente reportados", mesmo em situações mais estáveis.

Estima-se que os rohingyas - uma minoria étnica não reconhecida pelas autoridades birmanesas - sejam cerca de um milhão, havendo entre 10 mil e 20 mil pessoas dessa etnia, exaustas, esfomeadas e por vezes feridas a franquear diariamente a fronteira para o Bangladesh, um dos países mais pobres do mundo.

Perante a dimensão do êxodo, a ONU falou mesmo em "limpeza étnica", tendo o Conselho de Segurança exigido, a 13 de Setembro, à Birmânia medidas "imediatas" para fazer cessar a "violência excessiva" no estado de Rakhine.

Nos seus relatos, os refugiados descrevem massacres, incêndios de aldeias, torturas e violações coletivas.

A violência e a discriminação contra os rohingyas intensificaram-se nos últimos anos: tratados como estrangeiros na Birmânia, um país mais de 90% budista, são a maior comunidade apátrida do mundo.

Desde que a nacionalidade birmanesa lhes foi retirada em 1982, têm sido submetidos a muitas restrições: não podem viajar ou casar sem autorização, não têm acesso ao mercado de trabalho, nem aos serviços públicos (escolas e hospitais).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+