Tempo
|
A+ / A-

​Mulheres autorizadas a conduzir na Arábia Saudita

26 set, 2017 - 20:13

Medida histórica entra em vigor em Junho do próximo ano. É uma pequena vitória para os direitos das mulheres no berço do Islão.

A+ / A-

As mulheres vão passar a poder conduzir na Arábia Saudita. O histórico decreto real foi emitido esta terça-feira, avança a estação de televisão Al Arabiya.

Com a ordem do Rei Salman termina uma proibição de décadas, um dos simbolos da repressão contra as mulheres na ultraconservadora monarquia de Riade.

A Arábia Saudita deixa, a partir de agora, de ser o único país onde as mulheres não podiam conduzir.

Até esta decisão, uma mulher que fosse apanhada pelas autoridades ao volante corria o risco de ser presa.

O decreto determinação a criação de uma entidade ministerial de aconselhamento no prazo de 30 dias.

A ordem deverá ser implementada até Junho do próximo ano, adianta a agência de notícias estatal SPA.

A proibição tem vindo a ser desafiada nos últimos anos, com mulheres sauditas a publicarem imagens nas redes sociais ao volante de automóveis.

Regida pela Sharia, um conjunto de leis islâmicas baseadas no Alcorão, a Arábia Saudita é dos países do mundo que mais limita os direitos das mulheres.

Os argumentos apresentados pelas autoridades e pelos clérigos para impedir as mulheres de guiar eram variados.

Uns alegavam que era inapropriado na cultura saudita, outros que iria levar à promiscuidade e ao colapso da instituição familiar ou porque fazia mal aos ovários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • papao
    27 set, 2017 saudia 07:07
    pll quanto a carta de conducao nao e problema porque miudos de 12 e 13 anos conduzem carros todos os dias , e sim continuam atrasados mas estao bem para o ano em questao porque no calendario muculmano eles estao neste ano 1439.
  • Horacio
    27 set, 2017 Lisboa 03:01
    Francamente já era tempo. Quanto a estas leis o Trampalhao não tweeta nada. #pior presidente de sempre.
  • Sarin
    27 set, 2017 01:50
    Por isso a Arábia na Comissão de Direitos das Mulheres: uma nova forma de pressão política... parece resultar. Já agora, uma nota de rodapé: As sauditas não usam burka mas hijab, os "sharia é nome de cão" e "vai a remos" podiam ler um bocadito antes de escrever asneiras.
  • vai a remos
    26 set, 2017 riad 23:08
    Fujam, fujam... que a coisa vai ficar preta. A seguir vamos ter aquelas sombras de cara tapada a guiar na Europa e a sra Merkel logo logo vai importar daquilo...
  • Partisan
    26 set, 2017 Lisboa 22:03
    Atendendo que a Arabia Saudita aplica a lei Sharia, tal como o Daesh (financiado pela monarquia Saudita) e sendo este reino o melhor aliado dos EUA na região esta medida é histórica, ora vamos lá a ver é se é colocada em pratica!!!
  • Rodericum
    26 set, 2017 Braga 21:57
    E um revés para aqueles que defendem manuais escolares diferenciados para rapazes e raparigas. Então estes escrupulosos defensores da diferenciação atribuem à muljher o direito de conduzir? Onde é que isto vai parar?
  • vsantos
    26 set, 2017 21:10
    PARABENS! POR ESTE ANDAR DAQUI A 500 ANOS TEMOS O PRIMEIRO PAIS MUÇULMANO CIVILIZADO! BRUTAL!
  • Sharia é nome de cão
    26 set, 2017 Perto da Arábia 21:03
    Como é que a polícia vai conseguir saber se quem vai ao volante é a mesma pessoa da carta de condução apresentada?
  • Para refletir...
    26 set, 2017 Almada 20:55
    Isto quer dizer que a civilização está a andar para a frente lá, mas cá está a andar para trás. Isto porque acontecem factos graves que são censurados pela imprensa que não é livre para as pessoas não saberem. A imprensa fala como se este país fosse exemplo em direitos humanos!

Destaques V+