Tempo
|
A+ / A-

​Reportagem da Renascença “O Cemitério dos Vivos” vence Prémio Gazeta Multimédia 2016

26 set, 2017 - 16:45

João Carlos Malta e Teresa Abecasis distinguidos com o mais prestigiado prémio do jornalismo português. É a terceira vez consecutiva que a Renascença recebe este prémio.

A+ / A-
Excerto da reportagem "O Cemitério dos Vivos", vencedora do Prémio Gazeta Multimédia 2016
Excerto da reportagem "O Cemitério dos Vivos", vencedora do Prémio Gazeta Multimédia 2016

A reportagem “O cemitério dos vivos”, dos jornalistas da Renascença Teresa Abecasis e João Carlos Malta, recebeu o Prémio Gazeta Multimédia 2016, anunciou esta terça-feira o Clube de Jornalistas (CJ). É a terceira vez consecutiva que a Renascença recebe esta categoria do mais prestigiado prémio do jornalismo português.

O trabalho “O cemitério dos vivos”, publicado em 21 de Junho de 2016 no site da Renascença, tem como “protagonistas” os ciganos do bairro da Pedreira, em Beja. A reportagem assinala – “de forma bem enquadrada e com diversidade de recursos – a permanência das condições de vida sub-humanas da comunidade apesar da demolição do muro que a separava do restante tecido urbano”, considera o júri do prémio.

Viver lado a lado com ratos, cobras e sarjetas a céu aberto é uma realidade que se acha inimaginável para muitos, mas é ainda hoje o dia-a-dia dos 500 ciganos que vivem no Bairro das Pedreiras, mostra a reportagem, que conta ainda com “motion design” de Rodrigo Machado, "web development” de Tânia Barreira e Luís Alves e coordenação de Maria João Cunha e Pedro Rios.

Esta é a terceira vez consecutiva que a Renascença recebe esta categoria do mais importante prémio do jornalismo português. O Gazeta Multimédia 2015 foi atribuído à reportagem “20 anos são dois dias”, feita na Bósnia por Catarina Santos. A mesma jornalista da Renascença recebeu o Gazeta Multimédia 2014 pela reportagem “A sul da sorte”.

O júri dos Prémios Gazeta, uma iniciativa anual promovida pelo CJ, com o patrocínio do Santander Totta, atribuiu também os seguintes prémios:

  • Prémio Gazeta de Fotografia – Enric Vives-Rubio, do “Público”
  • Prémio Gazeta de Rádio – Isabel Meira, pelo trabalho “Na hora de pôr a mesa”, da TSF
  • Prémio Gazeta de Imprensa – Luciana Leiderfarb pelo trabalho “O Nome do Pai”, publicado na revista E do “Expresso”
  • Prémio Gazeta de Televisão – Margarida Metello pela série documental “Reforma Agrária”, emitida pela RTP2
  • Prémio Gazeta Imprensa Regional – semanário “Barcelos Popular”
  • Troféu Gazeta de Mérito – José Quitério, crítico gastronómico do “Expresso” durante quase quatro décadas

O júri dos Prémios Gazeta 2016 é composto por Eugénio Alves (CJ), Cesário Borga (CJ), Eva Henningsen (Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernanda Bizarro (“freelancer”), Fernando Correia (jornalista e professor universitário), Elizabete Caramelo (professora universitária), Fernando Cascais (professor universitário e formador do CENJOR), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Rebelo (professor jubilado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa) e Paulo Martins (jornalista e professor universitário).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+