Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa quer fundos comunitários a pagar extensão dos metros de Lisboa e Porto

26 set, 2017 - 11:56 • Susana Madureira Martins

Secretário-geral do PS viajou de metro entre Odivelas e o Rato, em Lisboa, e voltou a criticar a proposta de Assunção Cristas de criação de 20 novas estações até 2030.

A+ / A-

António Costa assume como compromisso desenvolver a rede dos metros de Lisboa e do Porto, considerando que, para isso, é “muito importante que no quadro comunitário pós-2020 possamos pensar a extensão da rede de metro para além daquilo que já está definido”.

O secretário-geral do PS, numa acção de campanha autárquica em que andou de metro entre Odivelas e o Rato, em Lisboa, garantiu que vai fazer tudo “o que está previsto no actual quadro”, mas que irá “seguramente fazer mais a partir do pós-2020”.

Na viagem, Costa mais parecia um autarca ainda em funções, lembrando o que foi feito desde os tempos em que pela primeira vez se candidatou a uma câmara, Loures e o que, entretanto, foi feito nas diversas linhas do metro em Lisboa.

O líder socialista recuou a 1993 e a uma acção de campanha autárquica que protagonizou quando Odivelas ainda fazia parte de Loures, em que um burro ganhou a corrida a um Ferrari, numa viagem entre Odivelas e Lisboa, para demonstrar os problemas de mobilidade de então.

Hoje, diz Costa “já não é preciso fazer corridas entre o burro e o Ferrari para vir de Odivelas até Lisboa”, sublinhando que, tal como em 1993 assumiu o compromisso de levar o metro até ao concelho de Loures, tem agora um novo compromisso de desenvolvimento do transporte público e do metropolitano.

O líder socialista diz que pretende desenvolver a rede, a melhoria das composições e a contratação de novos condutores, de “forma a poder aumentar a sua capacidade”.

Questionado pelos jornalistas sobre a proposta da líder do CDS de criar 20 novas estações de metro até 2030, António Costa voltou a criticar Assunção Cristas referindo que “não faz sentido” e que o que é preciso fazer é densificar as ligações entre as linhas que já existem e só depois pensar na expansão da rede entre Odivelas e Loures, que é considerada uma “prioridade”, e entre Moscavide e Sacavém.

Durante a viagem de vinte minutos em plena hora de ponta, António Costa meteu conversa com alguns passageiros, ouvindo, por exemplo, críticas sobre os problemas de divulgação da cultura em Odivelas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 26 set, 2017 Lisboa 13:50
    A tipa do BE foi ACTRIZ mas pelos vistos TODOS têm jeito para a actividade circense, O amigo o monhé e ex ministro de confiança de governos fascistas, após o 25 de Abril do CDS pela mão de Sócrates passou a PS e a presidente da Câmara de Sintra anda de MASERATI Será para gozar com quem anda de metro?? ou para explicar que é o autarca mais rico da Europa, Ainda por cima amigo do Sócrates outro pobrezinho.
  • Ricardo Martins
    26 set, 2017 Lisboa 12:36
    Deve ter andando de metro pela primeira vez em quatro anos é tão fixe vai-se que nem sardinha em lata , claro que sua senhoria como PM anda o resto do ano de BMW e MERCEDES não estamos no norte da Europa onde os membros do governo vão para o trabalho de metro e bicicleta .
  • MITÓMANO XUXALISTA
    26 set, 2017 Lx 12:13
    O maior pantomineiro e vendedor da banha da cobra desde o 25 de Abril e que ultrapassa o amigo e correlegionário político, Pinto de Sousa, este kamarada Costa..Sempre a mentir ao povo...

Destaques V+