Tempo
|
A+ / A-

Ordem propõe lista de medicamentos de venda exclusiva nas farmácias

26 set, 2017 - 10:56

Entre os fármacos desta “terceira lista” incluem-se medicamentos para a dor, anti-inflamatórios e medicamentos com potenciais efeitos adversos.

A+ / A-

Os farmacêuticos vão apresentar ao Governo uma lista de medicamentos que devem ser vendidos exclusivamente nas farmácias.

A bastonária dos Ordem dos Farmacêuticos esteve, na manhã desta terça-feira, na Renascença para assinalar o Dia do Farmacêutico e disse que a proposta será feita até ao final do ano.

Ana Paula Martins lembra que há fármacos de venda livra que carecem de supervisão.

“O que dizemos – e vamos apresentar uma proposta ao ministério da Saúde – é que existe uma terceira lista. É uma denominação que a lei cria para alguns medicamentos, que sendo de prescrição não obrigatória possam ser vendidos exclusivamente na farmácia”, explica.

“São medicamentos que têm um perfil de segurança, o que significa que devem ser monitorizados por pessoas qualificadas, como são os farmacêuticos.”

Entre os fármacos que a ordem propõe fazerem parte desta terceira lista incluem-se “alguns para a dor, anti-inflamatórios e medicamentos que podem ter alguns efeitos adversos se não forem utilizados convenientemente”, acrescenta Ana Paula Martins.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+