Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Precários a tempo parcial têm via aberta para entrar no Estado

26 set, 2017 - 09:16

Entre estes funcionários estão, por exemplo, os assistentes operacionais nas escolas ou os formadores do IEFP.

A+ / A-

Os precários do Estado que trabalham a tempo parcial podem vir a ser incluídos no processo de regularização em curso. Segundo o “Público”, deputados socialistas eliminaram a necessidade de terem um horário completo para integrarem este programa.

Entre estes funcionários estão, por exemplo, alguns assistentes operacionais das escolas ou dos formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A alteração foi introduzida pelo PS, depois das negociações com o BE e o PCP. Inicialmente, a proposta do Governo excluía este tipo de trabalhadores do Estado uma vez que a regularização era apenas para os funcionários “com horário completo, sujeição ao poder hierárquico, à disciplina ou direcção”, cita o jornal, cujo vínculo não era adequado.

Socialistas e bloquistas introduzem um novo artigo na proposta de lei relativamente ao número de postos de trabalho a criar, para acomodarem a situação dos trabalhadores a tempo parcial. Assim, o PS propõe que quando as funções foram exercidas a tempo parcial, os períodos normais de trabalho são adicionados até perfazer um posto de trabalho. O BE quer ainda garantir que quando essa soma é inferior a um horário completo, os serviços têm de assegurar pelo menos um lugar “garantindo sempre a manutenção dos níveis de serviço”.

As propostas de alteração vão ser discutidas e votadas na especialidade na próxima semana. A votação final global da proposta de lei deverá acontecer a 6 de Outubro. Até ao final do próximo ano os concursos deverão ser lançados.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • XUXAS MANIPULADORES
    26 set, 2017 Lx 14:22
    A CGTP manda e o kamarada Costa ajoelha-se para não perder o poder...Costa amigo a CGTP e a FENPROF está contigo..:Querem os empregos no Estado para o terem toda a vida. Só a família do trauliteiro César deputado dos xuxas tem uma mão cheia deles acompanhado pelos filhos do amigo do aldrabilhas do kamarada Costa, Lacerda Machado que meteu também os filhos no estado. O Estado em Portugal serve para estes bandalhos se governarem na gamela do Estado.Por isso, defendem tanto o Estado...Mentirosos compulsivos...
  • FARTAR VILANAGEM
    26 set, 2017 Lx 11:11
    Deixo aqui uma sugestão aos kamaradas geringonços, a saber: em vez de andarmos aqui com estas "mariquices do precários" que deixem entrar todos os portugueses dos 18 aos 70 anos no Estado.Assim, ficamos todos em pé de igualdade e será mais justo...Só manipulação e compra de votos aos tugas que ainda acreditam nestes pantomineiros da geringonça...
  • Filipe
    26 set, 2017 évora 10:50
    Devem andar a escolher esses e essas pela cor do cartão político , onde se prova que esta vinculação a ser escolhida a dedo e não passando por concurso geral interno ou externo com listas de graduação e aptidão , não passa mais de uma atrocidade ao Direito do Trabalho em Portugal . Depois , quando saírem os resultados abre tudo a boca de protesto !
  • jorge
    26 set, 2017 10:12
    É um fartar vilanagem!!! Entram todos mesmos os que não são precisos.
  • XUXAS MANIPULADORES
    26 set, 2017 Lx 10:06
    O pantomineiro kamarada Costa a comprar votos que nos custarão mais no futuro com o aumento da despesa pública...Um verdadeiro vendedor da banha da cobra e, enquanto compra votos e fidelidades do BE e do PCP, a dívida pública toca já nos 250 mil milhões..força kamaradas que vamos continuar na mesma senda de 2011 por muito que seja a vossa propaganda fácil, barata , demagógica e manipuladora...

Destaques V+