Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa. "Que PSD é este que perdeu o sentido de Estado?"

25 set, 2017 - 23:42

Partido de Passos Coelho não "resistiu à tentação de ensaiar uma nova estratégia e fazer de Loures um balão de ensaio" e faz "uma campanha eleitoral no ataque a instituições fundamentais" do Estado como as Forças Armadas, acusa líder do PS.

A+ / A-

O secretário-geral do PS teceu esta segunda-feira à noite duras críticas ao PSD, questionando que partido é este que "perdeu o sentido de Estado" e afirmando que este "não é o PSD que os portugueses e as portuguesas conheceram".

"Todos nos habituámos a respeitar o PSD como um partido fundador da vida democrática", declarou António Costa, num jantar-comício em Loures.

Actualmente, os sociais-democratas, perdidos "no discurso do diabo", não "resistiram à tentação de ensaiar uma nova estratégia e fazer de Loures um balão de ensaio" para uma táctica "populista que aposte no medo e insegurança para atrair votos", acusou.

E perguntou: "Como é que o PSD da democracia portuguesa apoia um candidato que defende a prisão perpétua? Que diz que não se choca com a pena de morte? E que não hesita em explorar os preconceitos sociais na tentativa de ganhar votos à custa da discriminação?".

António Costa, líder do PS e também primeiro-ministro, criticou ainda a "indignidade" do PSD em "explorar dramas" como o sucedido este verão no incêndio de Pedrógão Grande, acrescentando que os sociais-democratas perderam o sentido de Estado e permitem-se agora "fazer uma campanha eleitoral no ataque a instituições fundamentais" do Estado.

"Que PSD é este que põe em causa as Forças Armadas, ao exigir que o Governo intervenha num processo que está no ministério público, como se não houvesse em Portugal separação de poderes?", questionou António Costa, referindo-se ao furto de armas em Tancos e falando perante cerca de mil militantes e simpatizantes do PS.

"Factos são factos", prosseguiu o líder do PS e também chefe do Governo, elencando dados como o crescimento económico, o "défice mais baixo da história da democracia" e a criação de mais 200 mil novos postos de trabalho, "a maioria deles contratos definitivos e não a prazo, ou seja, trabalho de qualidade".

"A oposição, ao perder o diabo, ficou perdida. E agora que entramos na reta final desta campanha eleitoral é muito evidente o estado em que se encontra este PSD", frisou António Costa, apelando a que o partido faça "campanha com as suas ideias, os seus candidatos".

Na sua intervenção, de pouco mais de 15 minutos, António Costa reiterou uma das suas mensagens mais recorrentes nesta campanha eleitoral, a de que é necessário "dar força ao PS" nas eleições de domingo para dar continuidade ao novo ciclo político iniciado no país há dois anos, desde que está no poder o executivo socialista apoiado parlamentarmente à esquerda.

Concorrem à presidência da Câmara de Loures, onde os socialistas organizaram esta noite um jantar-comício, o atual presidente, Bernardino Soares (CDU), Sónia Paixão (PS), André Ventura (PSD/PPM), Fabian Figueiredo (BE), Pedro Pestana Bastos (CDS-PP), Ana Sofia Silva (PAN), Mário Pontes (PDR/JPP), Nélson Batista (Nós, Cidadãos!), Bruno Gomes (PTP) e João Resa (PCTP-MRPP).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ao rosa santiago
    26 set, 2017 Lis 19:37
    Estás a ver ao espelho o teu querido lider Passos e o clubismo fundamentalistae é tanto que nem dás por isso. O que fez a maioria subserviente psd/cds durante 4 anos e meio de sufoco à oposição e aos portugueses, senão tudo aquilo que debitas no comentário? Queres fazer-nos de tolos?
  • Rosa Santiago
    26 set, 2017 Condeixa 11:21
    E o PS já o perdeu há muito tempo com Socrates e agora com um rebento dele chamado Costa. Este é trauliteiro e perigoso.Não mede o que diz.É um acéfalo politiqueiro.Tudo do adversário é mal de todas as coisas.A oposição é para ser respeitada.Como dizem os pensadores, é tão digno ser governo como opositor.E nesta formula que qualquer País se desenvolve.O contrário disto é ditadura.E costa mostra o caminho para que foi talhado.Mas o Povo já não é estupido e sabe avaliar o carácter dos homens e mulheres de hoje.
  • O PSD actual
    26 set, 2017 Port 10:13
    É capitaneado por ideólogos rapazolas da estirpe Monte Negro, Marquinho, Grama relvada e o Farsola lider, oportunistas e manhosos, que se dedicam à intrigalhada para continuarem a sobreviver! Sacanagem do piorio!
  • JMNR
    26 set, 2017 Albufeira 08:47
    Mas que 1º Ministro é este? Ja se esqueceu que fez parte de um governo, que tudo deu, e muito meteu no bolso de alguém, e que depois veio um governo de direita, ás custas do povo, tentou endireitar as contas do país? Que Costa é este que ja se esqueceu, ou tenta fazer os outros de burros ou parvos, para convencer o eleitorado que o PS é que é, e o resto é que são bandidos e maus.......... Período o de eleições e cada um tenta vender a sua mercadoria a qualquer preço, O POVO É SOBERANO, e saberá escolher. Não se esquecendo de que estas são eleições autárquicas e não legislativas. Vamos eleger no próximo domingo aqueles que mais próximo se encontram do povo. E aqueles que foram bons autarcas não devem ser punidos pelo voto nestas lutas partidárias.
  • Oliveira
    26 set, 2017 Sintra 07:08
    Quando oiço António Costa, fico com a certeza que a hipocrisia é o que o faz viver. Quando ataca André Ventura, está a dar razão, tem medo de quê? Não se pode dizer as verdades? Vivemos em que democracia?
  • pantufas
    26 set, 2017 lisboa 06:51
    SENTIDO DE ESTADO PERDEU O PS SAO UNS MENTIROSOS LUNATICOS VIGARISTAS
  • pantufas
    26 set, 2017 lisboa 02:41
    ESTE MINISTRO NeM MERECE COMENTÁRIOS. NÃO TEM O MÍNIMO DE RESPEITO PELO POVO.PARASITA.

Destaques V+