Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tancos: PS acusa PSD de divulgar e tentar credibilizar relatório sem suporte real

25 set, 2017 - 15:54

A atitude do PSD "não é compaginável com o seu papel de partido estruturante da democracia", diz o vice-presidente do grupo parlamentar do PS Pedro Delgado Alves.

A+ / A-

O PS acusa esta segunda-feira o PSD de estar envolvido na divulgação e na tentativa de credibilização de um relatório sem qualquer suporte real sobre o furto de armas em Tancos para criar "chicana política" em período eleitoral.

Esta posição foi assumida pelo vice-presidente da bancada socialista Pedro Delgado Alves, que citou o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Artur Pina Monteiro, para sustentar a tese de que "não existe qualquer relatório produzido pelos diferentes serviços de informações" sobre Tancos com o teor daquele que foi noticiado no sábado pelo semanário "Expresso".

"O PSD tem de explicar qual o motivo para ter contribuído de forma irresponsável - numa atitude que não é compaginável com o seu papel de partido estruturante da democracia - na divulgação e tentativa de credibilização de algo que não tem suporte na realidade", criticou o dirigente do Grupo Parlamentar do PS.

Pedro Delgado Alves acusou em seguida o PSD de procurar "alimentar uma polémica em período eleitoral" e apelou aos sociais-democratas para "abandonarem práticas que nada credibilizam nem o próprio partido nem as instâncias que neste momento estão sob escrutínio" por parte das entidades competentes na sequência do caso de Tancos.

"A responsabilidade de um partido com a história do PSD impõe em primeira linha o dever de não credibilizar, não divulgar e de não colocar em cima da mesa matéria sobre a qual não pode existir qualquer certeza, já que não estamos perante documentos oficiais", alegou o deputado socialista.

Perante os jornalistas, Pedro Delgado Alves referiu também que, "aparentemente, o PSD teve acesso a um relatório que quer colocar em cima da mesa como sendo produzido por uma entidade oficial, quando neste momento se demonstra de forma cabal que não há espaço para se brincar com uma matéria com esta importância".

"Qualquer matéria que seja colocada em cima da mesa com o mero intuito de criar perturbação numa matéria tão sensível como a de Tancos é manifestamente incompatível com o sentido de Estado de um partido responsável. As autoridades competentes apurarão o que sucedeu em Tancos", declarou.

Pedro Delgado Alves manifestou-se ainda surpreendido por o PSD, alegadamente, tem continuado a colocar na agenda política a discussão sobre um relatório, "mesmo depois de ter sido totalmente esclarecido que não tem a fonte que lhe é imputada e não corresponde à produção feita pelos diferentes serviços de informações".

"Estranhamos a atitude do PSD de divulgador de um relatório que não é atribuível a qualquer entidade. É manifestamente grave alimentar algo cuja credibilidade fracamente não existe", insistiu o vice-presidente da bancada socialista.

O semanário Expresso divulgou no sábado um relatório, que atribuiu aos serviços de informações militares, com cenários "muito prováveis" de roubo de armamento em Tancos e com duras críticas à actuação do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, na sequência do caso conhecido em 29 de Junho.

No domingo, o ministro da Defesa admitiu que o noticiado relatório dos serviços de informações militares sobre o furto de armamento da base de Tancos tenha sido fabricado e que possam existir "objectivos políticos" na sua divulgação.

"Sabemos que não há nenhum relatório que tenha sido produzido pelos serviços de informações, quaisquer que eles sejam. E é importante saber quem foi, com que motivação foi fabricado esse documento, falsamente atribuído aos serviços de informações", afirmou à agência Lusa Azeredo Lopes.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pantufas
    26 set, 2017 Lisboa 06:45
    o ps SÃO uns miseráveis nojentos mentirosos .
  • ao antonio almeida
    25 set, 2017 lx 18:22
    Pelo andar da carruagem tudo é possível!...Não acredito em bruxas, mas que as há, há! O desespero nas hostes da governance é total!
  • José Maria Bento
    25 set, 2017 Lisboa 17:14
    Se as entidades oficiais competentes garantem não haver relatório nenhum, como pode o director do Expresso continuar a afirmar que tal existe? É uma fuga para a frente, à moda dos factos alternativos tão em moda actualmente. Por mim, logo que comprovada a farsa eleitoral subjacente, deixarei de comprar e ler este jornal, que adquiria há dezenas de anos, pois para isto mais vale ler o Correio da Manhã (pelo menos, já sabemos como fazem "notícias"... José M. Bento
  • Antonio Almeida
    25 set, 2017 V. N. de Gaia 17:01
    Alguém acredita nisto??? Olhe sr.Costa não se esqueça das 65 vitimas mortais do incêndio de Pedrogão e também do roubo de material bélico de Tancos.Veja lá se o roubo e o incêndio foi o P S D que mandou fazer...
  • tuga
    25 set, 2017 lisboa 16:45
    Andamos a pagar a peso de ouro para esta palhaçada?? Tanta miséria, tanta fome, tanto desemprego e estes gajos TODOS mesmo TODOS a fazerem da Assembleia um nojento circo. É para esta miséria que pedem o nosso voto??? O Presidente da Republica chefe supremo das forças armadas a que tem de dizer qualquer coisa que não esteja em segredo de justiça. Forças armadas, partidos, jornais, novelas, casas de banho é tudo a mesma coisa????
  • XUXAS MANIPULADORES
    25 set, 2017 Lx 16:29
    Será que este grande socialista já arranjou mais uns tachos para a família? Andou desaparecido nessa altura e agora aparece o trauliteiro... A verdade é como o azeite e vira ao de cima pois os jornalistas não brincam em serviço e ainda existem órgãos de comunicação social independentes em Portugal não controlados pelos xulos dos socialistas...Em toda a Europa o socialismo desapareceu...Por cá ainda andamos agarrados a este lodaçãl, lamaçal e escroques dos socialistas que adoram gastar dinheiro e lever-nos à bancarrota...
  • F Soares
    25 set, 2017 A da Gorda 16:19
    Se há relatório, é possível que tenha sido gerado pela empresaria da lista de Pedrogão.... Só pode ... Sendo isto causa de alarme social ( terrorismo, jiahd, etc) como vem escarrapachado nos jornais , que faz a ERC , organismo pago por nós ????? Cala-se ? Que o Expesso está a mentir, esta ( não tinha essa opinião do P S Guerreiro). Ponha o relatório cá fora e identifique a fonte (afinal a ética é uma treta ...).
  • Será?
    25 set, 2017 Lx 16:14
    Que o Expresso caiu na esparrela dos PSDs?...a ver vamos! Uma coisa é certa, qualquer noticia que o Expresso pretenda clarificar deveria para ser credível que saisse de imediato e não nas vésperas das eleições de firma a permitir o contraditório. Caso contrário será pior a emenda do que o soneto!
  • O desespero
    25 set, 2017 St 16:09
    No laranjal é incomensurável! Fazem tudo para se manterem à tona pois estão a ver que nunca tiveram um trambolhão tão grande! Afinal quem não tem sentido de estado são estes rapazolas que estão a destruir um partido que se pretendia que fosse credivel e sério!

Destaques V+