Tempo
|
A+ / A-

Cáritas encerra segunda fase de recolha de donativos para vítimas dos incêndios

25 set, 2017 - 15:08 • Com Ecclesia

Solidariedade dos portugueses garantiu a recolha de 92 mil euros adicionais para o apoio às vítimas.

A+ / A-

A Cáritas Portuguesa anunciou esta segunda-feira a recolha de mais 92 mil euros adicionais para o apoio às vítimas dos incêndios que assolaram o país ao longo deste ano.

Num comunicado a organização católica adianta que entre 25 de Agosto e 22 de Setembro foram recolhidos mais 91.832,75 euros através do contributo dos portugueses para a conta solidária “Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios”.

Uma conta criada para responder às solicitações de ajuda que surgiram no contexto da “situação dramática que se viveu em todo o país”, com particular preocupação para o concelho de Pedrogão Grande, onde as chamas fizeram 64 mortos e mais de 200 feridos.

Uma realidade que tocou também vários outros concelhos portugueses, como Castanheira de Pera, Sertã, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra, Vila de Rei e Mação, com elevados custos humanos, materiais e ambientais.

Numa primeira fase, a Cáritas Portuguesa tinha reunido cerca de 1.8 milhões de euros, entretanto já destinados a apoiar as regiões e comunidades mais atingidas, sobretudo nos trabalhos de reconstrução de dezenas de habitações destruídas. Esse valor foi destinado sobretudo às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

Entre os planos constam por exemplo a reconstrução de 40 casas na região de Coimbra, 15 das quais em Pedrógão Grande, 20 em Castanheira de Pera, três na Sertã, um em Figueiró dos Vinhos e um na Pampilhosa da Serra.

O dinheiro recolhido nesta segunda fase vai ser entregue sobretudo à diocese de Portalegre-Castelo Branco e os planos de apoio incluem a construção de oito habitações e aquisição de equipamento para duas empresas, no concelho de Mação, no distrito de Santarém, e três em Vila de Rei, região de Castelo Branco.

A Cáritas Portuguesa reforça agora o seu agradecimento à “solidariedade de todos os portugueses”, que ajudaram a “devolver a esperança às populações mais afectadas”.

Os donativos foram feitos através da conta com o número PT50 0035 0001 0020 0000 7305 4, ou através do multibanco, nas Transferências e Débitos diretos – Ser Solidário – Cáritas Portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+