Tempo
|
A+ / A-

Vacina da gripe gratuita para bombeiros e diabéticos

25 set, 2017 - 07:44

Novo plano nacional de vacinação é apresentado esta segunda-feira. Taxa de vacinação em Portugal chega aos 95%.

A+ / A-

Os bombeiros e os doentes com diabetes passam a integrar o de pessoas com acesso gratuito à vacina da gripe.

A novidade é avançada esta segunda-feira pelo “Correio da Manhã”, que cita a directora-geral da Saúde. Graça Freitas entende que os bombeiros “estão em risco ocupacional de contrair e transmitir a gripe, considerando as actividades de assistência e transporte de doentes”.

A vacinação da gripe arranca em Outubro e as receitas têm validade até 31 de Dezembro.

A vacina é ainda gratuita para pessoas com mais de 65 anos e internadas em instituições, sendo “fortemente recomendada” a doentes crónicos, grávidas, profissionais de saúde.

Este ano, o Estado comprou 1,4 milhões de doses (no ano passado, foram 1,2 milhões). As vacinas gratuitas não precisam de receita médica e os seus beneficiários não pagam taxa moderadora.

O novo Plano Nacional de Vacinação é apresentado esta segunda-feira de manhã em Lisboa (na Escola Básica 2/3 Patrício Prazeres), numa sessão dirigida especialmente aos pais, encarregados de educação, professores e alunos.

Em Portugal, a taxa de vacinação chega aos 95%, mas os recentes casos de sarampo (uma doença já considerada erradicada) levaram as autoridades de saúde a intensificarem a campanha pela necessidade de vacinar as crianças.

Nos formulários de inscrição nas escolas, por exemplo, os pais são agora questionados sobre se os filhos têm as vacinas em dia e, no caso de responderem “não sei” ou “não”, receberão um folheto com informação sobre a importância das vacinas. Além disso, é emitido um aviso para os centros de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joana Ferreira
    28 set, 2017 Travanca 07:23
    Bom dia . Sabem por favor informar me se a gratuidade da vacina para "Bombeiros" também é extendida para "socorristas" da Cruz vermelha, igualmente profissionais de saúde e sujeitos a iguais riscos? Obrigada e bom trabalho

Destaques V+