Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ASAE apreende seis toneladas de queijo por suspeita de adição de água oxigenada

23 set, 2017 - 10:17

Foram retirados do mercado 6.500 unidades no valor de 35 mil euros.

A+ / A-

A ASAE apreendeu esta semana seis toneladas de queijo por suspeita de adição de água oxigenada.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Nacional deInformações e Investigação Criminal (UNIIC), instaurou na última semana, numa unidade de produção de queijo da zona centro, um processo-crime contra a genuinidade, qualidade e composição de género alimentício.

A acção decorreu após confirmação laboratorial da presença de peróxido de hidrogénio (água oxigenada) em leite cru de ovelha utilizado como matéria-prima para a confeção do queijo apreendido.

A ASAE contactada pela Renascença recusa-se a identificar a empresa e marca alvo da acção, e justifica a decisão com o facto do inquérito ainda estar a decorrer.

De acordo com a legislação em vigor, segundo a ASAE não está autorizada a adição desta substância ao leite cru ou a qualquer outro género alimentício.

Em sequência foram ainda apreendidas cerca de seis toneladas de queijo amanteigado, que correspondem a cerca de 6.500 unidades de queijo, num valor aproximado de 35 mil euros.

[notícia editada às 12h46]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    25 set, 2017 Santarém 21:38
    A porcaria que andamos todos a comer!.
  • Moreira Pereira
    23 set, 2017 Fontainhas 15:52
    A coberto do anonimato, dizem muitas coisas, alguns disparates. Obviamente esta "noticia" vai por de sobreaviso o consumidor ignorante nestas questões .
  • Portuga
    23 set, 2017 Portulãndia 14:28
    Água oxigenada??? Não terá sido peróxido de oxigénio que foi aplicado para prevenir ou proteger o produto final? Lembro que no tempo da outra senhora, da terrível ditadura pós ditadura militar, uma unidade empresarial transformadora do leite que recolhia das pessoas do campo que com e disso vivam, pràticamente foi à falência porque acusada de aplicar lixivia quando, após averiguações de técnico qualificados, se constatou que afinal apenas era usado na limpeza e desinfeção, o hipoclorito de sódio. Gostava de saber o final desta estória.
  • bobo
    23 set, 2017 lisboa e outra 14:19
    Nunca dizem as marcas nem locais porque também comem à grande e à francesa
  • Pedro
    23 set, 2017 Belas 14:09
    Que queijo? E quem já comprou?
  • Tugatento
    23 set, 2017 Amarante 12:56
    Seria bom o consumidor saber o nome da empresa falsificadora do produto. Assim o consumidor fazia da sua justiça.
  • MAPALO
    23 set, 2017 SEIXAL 12:49
    a marca é que não...eles tem que continuar a envenenar-nos e nós pagamos para isso!!
  • Porquê esconder?
    23 set, 2017 lisboa 12:46
    Porque estao a esconder o nome da empresa?
  • Augusto
    23 set, 2017 Lisboa 12:44
    Prisão imediata para os donos da fábrica. Com a saúde pública não se brinca.
  • MARIA
    23 set, 2017 cacém 12:40
    Deviam dizer a marca do queijo, como consumidor não me serve de nada pois posso ter comprado vários queijos e continuo a consumir.

Destaques V+